CAMPUS MARICÁ

IFF Maricá realiza cerimônia de formatura de curso de Libras promovido em parceria com a Prefeitura

por admin publicado 24/08/2023 17h19, última modificação 26/10/2023 16h24
Formatura libras iff marica

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá realizou nesta quarta-feira, 23 de agosto, a cerimônia de formatura da 2ª edição do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A capacitação é promovida pelo Instituto e a Prefeitura de Maricá, por intermédio da Secretaria de Políticas Inclusivas, em parceria com a ONG Con-Tato, com o objetivo de capacitar familiares de pessoas surdas, servidores públicos e a população em geral, fomentando também a inclusão social.

O curso, com carga horária de 180 horas e duração de nove meses, foi realizado na modalidade de ensino a distância (EAD) para 200 alunos. Segundo o secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres, o curso ajudará as pessoas a se comunicarem melhor com aqueles que têm deficiência auditiva.

“O desafio é ser muito mais do que uma técnica, mas ser uma abertura de novos conhecimentos. Que vocês sejam facilitadores das pessoas com deficiência”, ressaltou Clauder.

A qualificação foi oferecida aos familiares de pessoas com deficiência auditiva e os servidores públicos que atuam com atendimento ao público. Um exemplo é a moradora de Itaipuaçu, Mariana Monteiro, de 40 anos, que tem duas irmãs gêmeas com deficiência auditiva e a comunicação entre elas era um empecilho.

“Foi um aprendizado muito grande. Já sabia um pouco de Libras pelo nosso dia a dia, mas não entendia muitos sinais que elas faziam. A convivência melhorou porque consigo entender os sinais”, disse Mariana.

Professora da rede municipal de ensino, Juliana Carvalho, de 36 anos, disse que a qualificação foi fundamental para fazer a inclusão dos alunos com alguma deficiência.

“Vi a possibilidade de agregar conhecimento em relação a educação inclusiva. Agora consigo me comunicar bem com Libras”, afirmou.

A formação atende a lei 10.426/2002 e o decreto nº 5.626/2005, que estabelecem o reconhecimento e a difusão da Libras, oportunizando, de forma pública e gratuita, a capacitação da população de Maricá. Essa política pública fomenta a inclusão social pelo aprendizado da língua e auxilia aqueles que desejam se especializar como intérprete de Libras.