CAMPUS MARICÁ

IFF Maricá realiza seu 1º Sarau Indígena dentro da programação do sábado letivo

por Comunicação Social do campus Avançado Maricá publicado 30/04/2022 13h17, última modificação 30/04/2022 15h49
Ação teve como objetivo principal provocar o diálogo sobre as temáticas indígenas usando muita música, poesias e atividades lúdicas.
Abril Indígena no IFF Maricá

O sábado letivo deste 30 de abril teve uma programação especial no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. Além das aulas regulares previstas na grade de horários de cada turma, os estudantes também tiveram a oportunidade de participar do 1º Sarau Indígena do campus, um evento organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), com o objetivo de provocar o diálogo sobre o tema usando muita música, poesias e atividades lúdicas.

"A gente fica muito feliz por estar conseguindo fechar a programação do Abril Indígena com essa atividade presencial, que é um sarau envolvendo nossos alunos na construção de um diálogo tão importante em nosso campus. A poesia é resistência, e as palavras têm o poder de curar. Através delas construímos nossa história como cidadãos de Maricá e entendemos a escola como um espaço diverso, que valoriza e respeita as culturas indígenas", ressaltou a professora Aline Carvalho, coordenadora do Neabi e responsável pelo sarau.

A programação de apresentações contou com as estudantes Julia Quintanilha e Laura Marques, que declamaram poesias de autores indígenas, a professora Thamiris Araujo — que fez a leitura de um texto sobre a temática indígena em inglês — e a professora Iracema Pedrollo, que interpretou a canção "Um índio", de Caetano Veloso, além de declamar uma poesia de autoria própria. Completou a mesa do sarau a coordenadora do Curso Técnico em Edificações, Keila Araujo, que também destacou a importância dessa discussão na formação dos estudantes e professores. A segunda parte do sarau contou com a participação dos estudantes Kaua Petrilo e Alicia Ribeiro e das professoras Daniela de Paula e Raquel Freitas.

O evento foi realizado em dois horários diferentes, no turno da manhã, para poder comportar as turmas de Ensino Médio Integrado do IFF Maricá. O público pôde participar das discussões por meio de atividades práticas propostas pela organização do evento, entre elas a criação de hastags e um mural de palavras-chave sobre a temática tratada.

"Participar de tudo isso está sendo uma experiência incrível, tanto na parte da organização quanto das discussões propostas no evento, que são muito importantes para a divulgação de saberes indígenas, tantas vezes silenciados em nossa sociedade", destacou a estudante Laura Marques, que é bolsista do projeto Compartilhando Saberes Indígenas (Cosai), do Programa Jovens Talentos da Faperj, no IFF Maricá.