Notícias
Conscientização
IFF Maricá recebe especialistas da Fiocruz, Fiotec e Frente Parlamentar de Vacinação para palestras voltadas a estudantes

A palestra foi voltada a estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá recebeu nesta quinta-feira, 20 de março, representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec) e da Frente Parlamentar de Vacinação para ministrarem duas palestras voltadas a alunos dos Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes em Meio Ambiente sobre a importância da vacinação.
No encontro, os especialistas também sanaram dúvidas dos estudantes sobre o tema. Segundo a professora do IFF Maricá Elane Carvalho, que é também coordenadora do projeto "Liberdade para voar: a importância da arte de argumentação para a sensibilização sobre temas de saúde de imunização - vacinas", o campus está contribuindo ativamente nesta ação conjunta com a FioCruz, Fiotec e Frente Parlamentar de Vacinação e servindo como ponto focal das ações no município de Maricá.
"Este projeto tem como objetivo capacitar jovens para que aprendam a formular argumentos para sustentar seus pontos de vista com razões, visando, em seguida, a aplicação deste instrumental teórico para analisar, avaliar, defender ou combater argumentações com conteúdo sobre saúde e imunização, no que diz respeito à vacinação. Com isso, além de aprender um pouco sobre lógica informal, também conhecerão mais detalhadamente o universo da divulgação científica associada à vacinação", explica a coordenadora.
Ainda de acordo com Elane Carvalho, o projeto servirá para apoiar as ações e iniciativas da Frente Parlamentar de Vacina e da Fiocruz, tanto internamente, quanto no município, com a presença em escolas da região, por meio de eventos e parcerias.
"Objetiva-se sensibilizar a comunidade de Maricá para o seu retorno à procura dos postos de saúde para a vacinação, através de palestras, ações sociais, distribuição de folders e inserção nos Conselhos Municipais de Saúde e parceria com as diversas autoridades locais", destaca.
As fases da parceria são: sensibilizar os alunos do IFF para a participação no projeto utilizando palestras e treinamentos; pactuar com as autoridades municipais as ações na comunidade; treinar agentes comunitários de saúde, alunos e professores IFF; e desenvolver ações sociais.