CAMPUS MARICÁ

Abertura do Ano Letivo

IFF Maricá recebe exposição 'Mulheres na Ciência', até a próxima quinta-feira, dia 30

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 28/03/2023 17h27, última modificação 28/03/2023 17h30
Mostra de painéis conta a história de 15 cientistas, de diferentes épocas e nacionalidades, que fizeram a diferença em suas áreas do conhecimento.
Exposição no IFF Maricá

A exposição traz painéis sobre cientistas brasileiras e do exterior

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá está recebendo, até a próxima quinta-feira, 30 de março, a exposição “Mulheres na Ciência”, que conta a história de 15 cientistas, de diferentes épocas e nacionalidades, que fizeram a diferença em suas áreas do conhecimento. A ação foi idealizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicação de Maricá, inicialmente como uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e tem percorrido instituições de ensino do município.

Alunos, servidores, funcionários terceirizados e visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história e o trabalho das cientistas Hipátia de Alexandria, Maria Beasley, Florence Sabin, Grace Hopper, Florence Parpart, Nádia Ayad, Sônia Guimarães, Valentina Tereshkova, Mary Jackson, Hedy Lamarr, Marie Curie, Rosalind Franklin, Vivian Miranda e Thelma Krug, além de Jaqueline Goes de Jesus, cientista brasileira que integrou a equipe responsável por mapear os primeiros genomas do novo coronavírus no Brasil, apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso no país.

Os painéis estão distribuídos pelos Bloco Pedagógico, com o objetivo de demonstrar que é possível vencer barreiras e inspirar meninas na carreira científica. Estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, Thalita Araújo, de 16 anos, aproveitou o horário de intervalo das atividades de abertura do ano letivo no campus para conhecer um pouco mais sobre as cientistas retratadas na exposição.

"Essa exposição é simplesmente maravilhosa. Nos inspira e mostra que podemos realmente ser alguém que faz a diferença e que nossa capacidade não é menor por sermos mulheres. Essa certeza me dá uma força imensa para seguir no meu sonho de ser pesquisadora na área de História", conta a aluna.

A exposição no campus teve início nesta terça-feira, de março, e está sendo organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicação, com apoio da Coordenação de Apoio Acadêmico do IFF Maricá.