CAMPUS MARICÁ

Pesquisa e Extensão

IFF Maricá tem reunião para planejamento de projeto piloto de monitoramento dos recursos hídricos

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 24/08/2024 12h10, última modificação 24/08/2024 21h19
Ideia é trabalhar com os alunos noções como Índice de Qualidade de Água (IQA) e também 21 parâmetros de análise físico-química e biológica.
Reunião no IFF Maricá

O projeto Guapiaçu IV tem como objetivo contribuir para a melhoria da região da Baía de Guanabara

Representantes do IFF Maricá e de instituições ligadas a projetos de melhoria socioambiental da Baía de Guanabara e seu entorno se reuniram, nesta sexta-feira, 23 de agosto, para dialogar sobre a viabilidade da criação de um projeto piloto de Educação Ambiental, no campus, com foco na análise e monitoramento dos recursos hídricos.

De acordo com a professora Elane Carvalho, representante do IFF no projeto, essa reunião foi de planejamento estratégico com o objetivo de definir os dois pontos de coleta de material.

“A ideia é trabalhar com os alunos do IFF não apenas noções como Índice de Qualidade de Água (IQA), mas também 21 parâmetros de análise físico-química e biológica, como análise dos macroinvertebrados presentes”, explicou.

Atualmente, está sendo construído um Acordo de Cooperação Técnica entre o IFF Maricá e a ONG ASA, que já tem convênios com a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá e com o IFF Itaboraí.

O projeto Guapiaçu IV, realizado pelo Ação Socioambiental, com a parceria da Petrobras, tem como objetivo contribuir para a melhoria da região da Baía de Guanabara e entorno, por meio de ações que integrem ambientes e comunidades locais, potencializando ações de restauração, educação ambiental, monitoramento de biodiversidade e reintrodução de fauna nativa.

Além disso, o monitoramento da biodiversidade para o restabelecimento das funções ecológicas em áreas recuperadas e na restauração de um ecossistema é fundamental para avaliação do estado de recuperação do ecossistema restaurado.

A área de abrangência do projeto insere os municípios de Cachoeiras de Macacu, Magé, Itaboraí e Maricá, na região Metropolitana do Rio de Janeiro. Essa região hidrográfica é responsável pelo abastecimento de água de quase três milhões de pessoas na porção Leste da Baía de Guanabara. Segundo dados históricos, a sub-bacia Guapi-Macacu destaca-se por sua disponibilidade hídrica para outras regiões em quantidade e qualidade.

“Em breve teremos um dos melhores projetos de Educação Ambiental do Rio de Janeiro aqui pros nossos alunos”, destacou a professsora Elane

Participaram da reunião Péricles Muniz, da ONG ASA, Leandro Guerra, da AGEVAP/CBH-BG, Izidro Paes Leme Arthou, da Associação dos Servidores Civis da Marinha e João Flávio, da Defesa Civil de Maricá, além de Elane Carvalho.