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Jovens Talentos no IFF Maricá: conheça os projetos com inscrições abertas

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 20/03/2025 12h14, última modificação 20/03/2025 12h14
São 22 bolsas em 11 projetos desenvolvidos por professores do campus, sendo que a carga horária dos bolsistas será de oito horas semanais, com bolsa mensal de R$ 300,00.

Terminam nesta sexta-feira, 21 de março, ao meio-dia, na recepção do campus, as inscrições para a seleção de bolsistas do Programa Jovens Talentos - 2025, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), no  Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. 

Mas, atenção candidatos: é fundamental ler atentamente o EDITAL antes de efetuar a inscrição, pois esse documento traz detalhadamente os objetivos de cada projeto, os requisitos e etapas da seleção. O documento está disponível em https://cdd.iff.edu.br/documentos/editais/marica/2025/marco/edital-1.

Podem se candidatar estudantes dos Cursos Técnicos do campus que, no ano letivo de 2025, estejam cursando no máximo o 2º ano referente ao Ensino Médio e que estejam regularmente matriculados e com frequência ativa, tenham idade mínima de 15 anos e não completem 19 anos até a data limite estabelecida no edital. Além disso, os candidatos não podem ter vínculo empregatício ou outra bolsa de pesquisa, extensão e/ou cultura (o acúmulo de bolsa será permitido apenas para os programas relacionados à Assistência Estudantil).

Também é vetada a participação de estudantes que estejam cursando dependência em alguma disciplina. Os candidatos precisam ter interesse por pesquisa. Também são exigidos documentos como RG (número de identidade), e-mail e CPF próprios. Para aqueles com 18 anos completos, será exigido o título de eleitor para inscrição no SisFAPERJ, sistema de administração das bolsas da Faperj.

São 22 bolsas em 11 projetos desenvolvidos por professores do campus, sendo que a carga horária dos bolsistas será de oito horas semanais, com bolsa mensal de R$ 300,00, paga pela Faperj. Os projetos disponíveis são:

Projeto "A era moderna dos super-heróis"

Os super-heróis surgiram nos EUA na década de 1930. De lá para cá tornaram-se um fenômeno mundial. Boa parte dos filmes mais vistos na última década são dedicados a esses personagens, por exemplo. Hoje, super-heróis estão em todos os lugares possíveis. São um produto de enorme alcance. O que torna esses personagens tão ca+vantes para o grande público? Por que esse sucesso tão grande? Que valores tal gênero carrega e transmite?
Pensar os super-heróis, em especial os oriundos da Marvel e da DC, significa pensar toda uma dimensão da cultura pop contemporânea. E é isso que esse projeto pretende fazer.

Orientação: professor Alessandro Garcia;
Vagas: 2 bolsas.

Projeto "Terra de Santa Cruz? Ou nem tanto?" 

A religião, em especial o catolicismo, possui um papel fundamental em toda a história brasileira. Não foram poucas as vezes em que, até tempos recentes, referiam-se ao Brasil como "o maior país católico do mundo". Esse diagnóstico talvez não faça sentido hoje. A configuração religiosa do Brasil mudou muito. Houve o avanço do protestantismo, o aumento do número de pessoas sem religião.
Pensar o atual estado das religiões na sociedade brasileira é uma tarefa que, além de interessante, é extremamente útil. A religião é uma dimensão que não está isolada das outras esferas da vida; isso faz com que ela afete e seja afetada por toda a sociedade ao seu redor. Em resumo, pensar as mudanças religiosas pelas quais o Brasil está passando é uma tarefa fundamental para entender o próprio Brasil.

Orientação: professor Alessandro Garcia;
Vagas: 2 bolsas.

Projeto "Compartilhando saberes indígenas" 

O presente projeto pretende fazer da pesquisa uma voz, a fim de que o tratamento obrigatório da questão indígena no ambiente escolar, previsto pela lei 10.639/03, não se limite às celebrações do dia "do índio". Ele tem como objetivo mapear, divulgar e incentivar a leitura de autoras/es indígenas.

Orientação: Aline da Silva Azevedo de Carvalho;
Vagas: 2 bolsas.

Projeto "Observatório do meio ambiente e recursos naturais" 

O Observatório do Meio Ambiente e Recursos Naturais Observatório do Meio Ambiente e Recursos Naturais objetiva divulgar e promover informações estatísticas acerca de dados públicos acerca de dados recursos naturais. Integrar dados de fontes confiáveis se torna necessário para entender as mudanças climáticas através do desmatamento, poluição e perda de biodiversidade. Além disto, os dados serão cruzados com indicadores socioeconômicos das cidades. É pretendido que o Observatório se torne uma ferramenta de divulgação científica para a proteção ambiental e o uso responsável dos recursos naturais, principalmente com dados do município de Maricá e seu entorno.

Serão usadas aplicativos como o planilhas, Canva, dentre outros. Tais ações visam desenvolver a educação ambiental, o acesso à fontes de dados, o estudo de ferramentas matemáticas, estatísticas e de divulgação. Espera-se que o(a) bolsista goste de aprender novas ferramentas matemáticas e desenvolva sua capacidade de buscar conhecimentos além da sala de aula. Há uma equipe de estudantes no curso que vão colaborar com o projeto.

Orientação: professor André Felipe Figueira Coelho;
Vagas: 2 bolsas.

Projeto "Liberdade para voar: a importância da arte da argumentação para sensibilização sobre temas de saúde e imunização - Vacinas"

Este projeto tem como objetivo capacitar jovens para que aprendam a formular argumentos para sustentar seus pontos de vista com razões, visando, em seguida, a aplicação deste instrumental teórico para analisar, avaliar, defender ou combater argumentações com conteúdo sobre saúde e imunização, no que diz respeito à vacinação. Com isso, além de aprender um pouco sobre Lógica Informal, também conhecerão mais detalhadamente o universo da divulgação científica associada à vacinação.

Ademais, o projeto servirá para apoiar as ações e iniciativas da Frente Parlamentar de Vacina e da FIOCRUZ, tanto internamente, com os alunos do Campus Maricá, quanto externamente, no município (em escolas, através de eventos e parcerias). Para realizar este projeto, que é bem amplo, e envolverá ações EXTERNAS junto às escolas e outros órgãos da Prefeitura.

Orientação: professora Elane Maria Farias de Carvalho;
Vagas: 3 bolsas. 

Projeto "Grupo de estudo, pesquisa e extensão em educação ambiental crítica"

Este projeto visa renovar e ampliar a pesquisa “Por uma educação ambiental Crítica” (Jovens Talentos/Faperj), criando um grupo de estudo, pesquisa e extensão no campus Maricá, envolvendo bolsistas e voluntárias/os. Em resumo, consiste no estudo e aprofundamento sobre o papel da Educação Ambiental no contexto de crise climática e ambiental, tendo como foco a vertente crítica deste componente. Para tanto, articulamos a pesquisa bibliográfica e documental, por meio do estudo e discussão de textos, com a proposição de ações de intervenção na realidade pautadas na Educação Ambiental Crítica, de forma a compreender, apresentar, discutir e problematizar os desafios ambientais de nosso tempo.

Assim sendo, para a participação no grupo, consideramos os seguintes requisitos: disponibilidade para reuniões semanais presenciais, provavelmente nas quartas-feiras de tarde; interesse e conhecimento sobre a questão ambiental; capacidade crítica; disposição para a leitura e elaboração de textos (artigos, resumos, resenhas, relatórios); organização, criatividade e boa capacidade de expressão oral em público; habilidades para a proposição, elaboração e condução de intervenções para a comunidade interna e externa (extensão).

Orientação: professora Tassia Gabrielle Baldi de Figueiredo e Cordeiro;
Vagas: 2 bolsas.

Projeto "IFFMIL, uma análise dos impactos do uso de inteligência artificial generativa em atividades pedagógicas e suas possíveis consequências no aprendizado discente das competências para a redação do Enem"

Este projeto insere-se na área de conhecimento da Linguística conforme classificação do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) por estar atrelado ao desenvolvimento de habilidades de escrita, mais especificamente a escrita do gênero dissertativoargumentativo. O contexto deste estudo ressalta a chegada de plataformas de IA generativa, a exemplo do ChatGPT, em 2022, um dos marcos tecnológicos da sociedade contemporânea. De 2022 até o presente ano, 2025, o âmbito da educação viu-se diante de um novo desafio que se refere ao uso excessivo desse tipo de IA por discentes em seus trabalhos escolares.

Tal fato tem motivado inúmeras preocupações por parte de docentes e de instituições de educação formal no que tange aos impactos no desenvolvimento de diversas competências estudantis ao longo da vida acadêmica. Isso porque o acesso, não igualitário, mas facilitado, a trabalhos prontos, nessas plataformas, pode impactar no desenvolvimento cognitivo dos/das estudantes, especialmente quando estes/estas se veem em uma situação de vestibular ou concurso público. Dessa forma, este trabalho se justifica pela necessidade de pesquisas que possam contribuir para a produção de conhecimento diante dos desafios gerados à educação com a chegada e o avanço cada vez mais célere de plataformas de produção de conteúdo, como o ChatGPT.

O recorte investigativo dar-se-á na esfera do Instituto Federal Fluminense, Campus Maricá, com discentes acima de 18 anos, alocados no terceiro ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Isso porque tais estudantes estarão em fase de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio com vistas ao ingresso no nível superior. Tal ingresso depende de aprovação em provas de diversas áreas do conhecimento, dentre elas a prova de redação, que conjuga uma serie de competências a serem demonstradas pelo/a estudante.

Nesse viés, a pesquisa aqui pretendida tem abordagem qualiquantitativa, de natureza teórica, configurando-se como um estudo de caso acerca da problemática exposta.

Perfil do/da aluno/a bolsista: Gosto pelas práticas de letramento: leitura e escrita; vontade de ampliar sua capacidade de compreensão sobre os modos de produção de conhecimento por meio da pesquisa. Ter organização nos estudos para o cumprimento dos prazos a serem estabelecidos.

Orientação: professora Raquel Freitas de Lima;
Vagas: 3 bolsas. 

Projeto "Lema_Jogos: desenvolvendo atividades e jogos para o ensino de Matemática"

O laboratório de ensino de matemática (LEMA) é o local onde concentramos objetos manipuláveis e materiais diversificados, capazes de produzir atividades didáticas que fogem do tradicional, mudando a rotina da sala de aula e adicionando o caráter lúdico a ela.

O objetivo deste projeto é desenvolver jogos e materiais manipuláveis com propósitos pedagógicos, aumentando o acervo do LEMA IFF Maricá. Além disso, queremos também disseminar o ensino lúdico em nossa comunidade, ofertando oficinas compostas por um compilado dos materiais desenvolvidos, como uma forma de promover motivação de aprendizagem, incentivar o desenvolvimento de autoconfiança, de organização, atenção, raciocínio lógico, entre outras habilidades.

Se você gosta de jogos, tem facilidade com conceitos matemáticos, é curioso e criativo, convidamos a fazer parte da nossa pesquisa.

Orientação: professora Viviane Lagdem;
Vagas: 2 bolsas.

Projeto "Espaço-Tempo do movimento estudantil secundarista no Estado do Rio de Janeiro"

Nesta proposta de pesquisa, buscamos, à luz da Geografia Histórica e seus conceitos, entender a trajetória do movimento Estudantil no Ensino Médio (e em suas nomenclaturas anteriores) no Estado do Rio de Janeiro. O intento é conhecer entidades, lideranças e reivindicações ao longo dos momentos históricos passados e também conhecermos as questões do ponto de vista locacional, entendendo quais foram os seus espaços de difusão.

Orientação: professor Mendel Cesar Oliveira Aleluia;
Vagas: 1 bolsa. 

Projeto "Geoarte"

Este projeto tem por objetivo articular os conhecimentos geográficos e a produção artística, de forma a proporcionar um novo olhar sobre temas sensíveis da atualidade. Nosso foco é tratar a questão ambiental, em diálogo também com a questão étnico-racial, utilizando a arte e a cultura.

Para tanto, o GeoArte integrará o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental Crítica. Para sua execução, planeja-se a organização de encontros formativos entre coordenação, bolsistas, voluntários e colaboradores, nos quais será decidido, coletivamente os temas, os segmentos artísticos e as produções culturais a serem trabalhadas e desenvolvidas no campus. Assim sendo, para a participação no grupo, consideramos os seguintes requisitos: criatividade; experiência com produções/atividades artísticas e culturais; disponibilidade para reuniões semanais presenciais, provavelmente nas quartas-feiras de tarde; interesse e conhecimento sobre a questão ambiental; capacidade crítica; disposição para a leitura e elaboração de textos (artigos, resumos, resenhas, relatórios); organização, criatividade e boa capacidade de expressão oral em público.

Orientação: professora Tassia Gabrielle Baldi de Figueiredo e Cordeiro;
Vagas: 1 bolsa.

Projeto "Eram 'santos' personagens? Era a 'santidade' uma ficção? Um estudo dos textos hagiográficos, à luz da Teoria da Literatura"

As velhas histórias sobre os santos eram "verdadeiras" ou "falsas"? E os "milagres" aconteceram de fato ou eram figuras de retórica? Nesta pesquisa, propomos estudar, sob a perspectiva da teoria dos gêneros literários e pelas estruturas retóricas, algumas hagiografias (relatos das vidas do santos) medievais, a partir da obra "Legenda Aurea" (séc. XIII), escrita por Jacopo de Varazze. Para tanto, tomaremos por base o conceito do gênero literário medieval dos "exempla" (repertório comum usado pela retórica). Vamos tentar entender qual a função social e religiosa desses relatos e ainda, se na sua época, o valor e o sentido dado a esses textos se encontrava na veracidade dos fatos ou em alguma outra visão de mundo (mitos? lendas?...). Será necessário desenvolver uma hermenêutica apropriada para entender como era a recepção dessas narrativas e como eram inseridas no imaginário espoço-temporal onde eram difundidas.

Orientação: professor Ronaldo Eduardo Ferrito Mendes;
Vagas: 1 bolsa.

O Jovens Talentos é um programa de pré-iniciação científica, que busca contribuir para a circulação do conhecimento e para a articulação da pesquisa com o ensino e com a extensão. As atividades poderão ser desenvolvidas no Campus Avançado Maricá e em laboratórios das instituições científicas conveniadas, sob a orientação de professores.

A seleção será feita pelos coordenadores dos projetos e acontecerá entre os dias 25 e 31 de março. A previsão é que o resultado seja divulgado em 2 de abril com atividades dos bolsistas previstas entre os dias 1º de julho de 2025 e 31 de dezembro de 2026.