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ELEIÇÕES 2023
Mendel Aleluia é eleito diretor-geral do IFF Maricá
Mendel Aleluia foi eleito diretor-geral do IFF Maricá
O professor Mendel Cesar Oliveira Aleluia foi eleito, em votação realizada nesta quarta-feira, 6 de dezembro, para o cargo de diretor-geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. Mendel recebeu 39,09% dos votos.
O percentual de votos brancos foi de 8,32%, enquanto os nulos chegaram a 10,27%. A abstenção registrada foi de 42,33%. A apuração foi transmitida ao vivo, pelo IFFTube, o canal oficial do IFF no Youtube, e pode ser acessada AQUI.
A votação aconteceu das 9h às 21h, com o uso de urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em seção montada na Biblioteca. Tiveram direito a voto os alunos dos cursos técnicos e superiores com matrícula ativa e os servidores técnico-administrativos e docentes lotados do campus. As Eleições 2023 do IFF foram realizadas de forma simultânea nos campi e, além dos diretores-gerais, definiu o professor Victor Saraiva como reitor do Instituto para a Gestão 2024-2028.
Os percentuais de votos, por segmento, foram:
PROFESSORES
Mendel - 13 votos
Brancos - 3 voto
Nulos - 4 votos
Abstenções - 11
TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS
Mendel - 9 votos
Brancos - 1 votos
Nulos - 2 votos
Abstenções - 5
ALUNOS
Mendel - 62 votos
Brancos - 26 votos
Nulos - 17 votos
Abstenções - 172
Mais informações sobre as Eleições 2023 estão disponíveis na página das Eleições 2023 do IFF.
Durante a campanha eleitoral, em acordo com o regramento do processo eleitoral do IFF, o candidato a diretor-geral teve a oportunidade de responder a perguntas elaboradas pelo Fórum dos Comunicadores. A entrevista foi publicada originalmente no Portal do IFF no dia 5 de dezembro e pode ser acessada novamente a seguir:
Portal do IFF - O que o senhor vai fazer nos primeiros 100 dias do mandato?
Mendel - Os primeiros 100 dias são fundamentais para que a comunidade enxergue nosso compromisso com as mudanças que precisam ser feitas em nosso campus. Estes serão, na verdade, a consolidação do grande debate que vamos empreender durante o período de transição. Estipulando coletivamente prioridades, normativas gerais e os caminhos da nova gestão que se iniciará em abril. Será um tempo também de estreitamento de relações com a equipe gestora do reitor eleito, em busca da construção da melhor relação possível de nosso campus com a Reitoria. Além disso o primeiro ato de gestão será o de instaurar o processo de construção do Projeto Político Pedagógico do campus.
Portal do IFF - Quais áreas do campus precisam ter mais investimentos e como fazer?
Mendel - Ao tratar de investimentos penso que estejamos falando tanto de aporte de recursos como também de um olhar mais apurado da gestão sobre alguns elementos em específico. Esta necessidade se dá em distintas áreas. Dentre elas temos a questão do espaço físico, fator fundamental, para o planejamento de nossa expansão futura. Ainda na transição irei visitar experiências distintas de ampliação de espaço nos campi, principalmente visando garantir um espaço específico para as atividades administrativas, permitindo que o bloco das salas de aula amplie seus espaços de aprendizagem e de alocação de setores mais afeitos à atenção ao estudante.
Um outro desafio diz respeito aos espaços de convivência dos servidores, permitindo intervalos na jornada de trabalho com maior qualidade, permitindo que o servidor possa, por exemplo, fazer suas refeições em ambiente mais adequado. Um outro ponto extremamente sensível é o da assistência estudantil, em especial na questão da alimentação. Para além da conclusão das obras do restaurante é preciso definir o modelo de operação do mesmo, tendo como horizonte o maior atendimento possível. Do ponto de vista orçamentário, caso a caso avaliaremos o uso de recursos próprios ou de parcerias, priorizando o interesse público e o bem-estar da comunidade.
Portal do IFF - Na sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão?
Mendel- Precisamos tirar a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão do discurso e criar mecanismos para que esta integração ocorra de fato. Para isso é necessário um duplo movimento, trabalhar por esta integração e também olhar com atenção cada uma dessas dimensões. Com relação ao ensino, o principal desafio será a organização e gestão dos espaços e rotinas principalmente com a chegada dos novos estudantes por parte do Projeto Formatec, garantindo que, independente da forma de acesso, sejam garantidos a todos os estudantes a vivência escolar no Instituto. Este é um imenso desafio e talvez seja o que mais se coloque como urgente para o primeiro semestre letivo de 2024.
Com relação aos cursos integrados, chega o tempo da revisitação dos seus PPCs, adequando-os à nova RDP e também avaliando as disciplinas, as ementas e discutindo eventuais ênfases na formação, a partir da escuta dos egressos que atuam diretamente nestas áreas de formação. Precisamos discutir e planejar as nossas possibilidades de expansão. Olhar para o ensino de pós-graduação e novos cursos lato sensu que podem ser ofertados. Discutir, a partir das possibilidades reais a oferta de nosso primeiro curso de graduação. Reafirmar nosso compromisso assumido institucionalmente com a Educação de Jovens e Adultos, discutindo a melhor forma de oferta, a partir das possibilidades do campus e das necessidades do território em que estamos inseridos.
No plano das ações de pesquisa, incentivaremos a construção de projetos conectados o currículo dos cursos, mas também atentos às oportunidades relativas à pesquisa aplicada na área de tecnologia. Com a expansão da pós-graduação, uma possibilidade é criação de núcleos internos que potencializem as ações de pesquisa e de divulgação científica para todo o nosso público.
A Extensão, dimensão abraçada pelo nosso campus desde sua fundação, irá avançar para além da gestão dos projetos e dos núcleos, estimularemos e estruturaremos as possibilidades de ofertas de cursos FIC dentro e fora do campus, permitindo que a prática extensionista de fato se concretize no alargamento do atendimento ao nosso público regular. Neste sentido, NEABI, NUGEDIS e Centro de Memória tem papel fundamental a cumprir.
Portal do IFF - O que propõe para evitar a evasão escolar?
Mendel - A evasão escolar é multifatorial. Ainda que o abandono ou o cancelamento de matrícula seja lido como um ato individual, é preciso buscarmos soluções para os nossos problemas em relação à permanência que, ressaltamos, não diferem do conjunto de nossa rede federal. A grande chave são as políticas de permanência. Após a resolução da maior das prioridades que é a alimentação, buscaremos implementar auxílios relacionados com a vulnerabilidade social, considerando demais dificuldades que possam existir para a permanência dos estudantes. Além disso, olharemos com muita atenção demais elementos que estimulem a permanência dos estudantes, como ações de arte e cultura por exemplo.
Portal do IFF - Quais as propostas para os servidores técnico-administrativos e professores?
Mendel - Acredito que a demanda geral de nossos servidores, independente de qual segmento de nossa categoria de profissionais da educação, é por condições e estruturas básicas para a execução do trabalho. Ao olhar a história do nosso campus vejo muitos êxitos conquistados mesmo em meio a tempos de muita dificuldade. O dado mais evidente que é a elevada procura pelos nossos cursos integrados no processo seletivo se dá em muito pela atuação de nossos servidores ao longo deste tempo. Findo este ciclo de gestão, liderado pelo Prof. Emerson Bittencourt, penso que é preciso redefinir a maneira como nossos servidores se enxergam nessa instituição.
Atravessamos nos últimos anos um estado permanente de urgência, envolvendo a mudança de sede, pandemia, ensino remoto e a inviabilização quase total de nosso principal bloco. Entendo que estejamos chegando no tempo de termos estabilidade e aprimoramento nas nossas práticas de governança interna. Quero que a equipe gestora estabeleça uma relação de maior proximidade com os servidores (e também todos os demais profissionais que atuam na casa). Iremos implementar para os diretores do campus uma agenda pública, em que teremos a publicização da rotina de atividades do Diretor-Geral, da Direção de Ensino e da Direção Administrativa, possibilitando aos servidores terem clareza de quando sobre as atividades exercidas e sobre os horários de realização das mesmas. Especificamente em relação aos docentes, se faz necessário estruturar os colegiados de curso e potencializar o funcionamento dos NDEs como espaços de assessoramento às Coordenações de curso.
Vamos acompanhar a discussão sobre o Regulamentação da Atividade Docente, garantindo seu cumprimento e permitindo que os docentes exerçam atividades de ensino, pesquisa, extensão, representação e gestão. Conversarei com os docentes de cada área, para alinharmos as necessidade materiais e insumos, com fins de garantir, primeiro o básico mas com o horizonte no ideal, condições para um trabalho docente de qualidade. Em relação aos colegas técnicos-administrativos, é fundamental avançarmos para consolidar o respeito às atribuições específicas de cada cargo, valorizando o trabalho dos colegas e respaldando a atuação de cada um. Da mesma forma, buscaremos garantir as possibilidades colocadas na RAT como a atuação em projetos de pesquisa, extensão e cultura incluídas na carga horária do servidor. Do ponto de vista das entidades de classe, a organização sindical encontrará sempre espaço para diálogo com a gestão do campus.
Portal do IFF - Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho?
Mendel - A flexibilização da jornada de trabalho dos TAEs e o teletrabalho, como expressão de um dos elementos do Plano de Gestão. São medidas que precisam conciliar o desejo do servidor com o interesse institucional, com prevalência deste último. Em nossa gestão buscaremos articular estas duas dimensões, garantindo a efetividade do atendimento e também a otimização do trabalho e dos custos da instituição.