CAMPUS MARICÁ

Empreendedorismo

Miniempresa do Campus Avançado Maricá participa de Feira Internacional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/08/2017 18h36, última modificação 28/08/2017 12h59
Grupo apresentou um protótipo inovador de um cadarço do futuro, durante o evento.
Miniempresa do Campus Avançado Maricá participa de Feira Internacional

Estudantes participam de Feira que integra miniempresas do estado do Rio de Janeiro.

A Miniempresa Max Enterprise S.A./E., do Campus Avançado Maricá, participou da 34ª Feira das Miniempresas, organizada pela Junior Achievement (ONG Internacional que atua no Brasil e em mais de 180 países), no dia 12 de agosto de 2017, no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca.

Com a participação também de outras 19 miniempresas representando escolas técnicas e instituições de ensino do Rio de Janeiro, o evento teve por objetivo reunir os produtos construídos por cada uma delas, possibilitando o diálogo, a troca de ideias e a interação entre os estudantes do Ensino Médio que integram as miniempresas.

O evento também contou com desafios-relâmpago, visando pleitear pontos nos seguintes quesitos: a decoração do stand da miniempresa na Feira, que incorporou elementos aprendidos no Projeto Integrador “Fundamentos da Sustentabilidade e do Consumo Consciente”, de forma a enfatizar a otimização dos gastos por meio de materiais que reduzissem a quantidade de resíduos no final da Feira; a camiseta com o logotipo da miniempresa para todos os servidores (achievers) e alunos (advisers), que trazia os nomes dos patrocinadores; o planejamento das estratégias de venda; o grito de guerra e a coreografia ensaiados.

A Max Enterprise S.A./E. criou o produto conhecido como Flex – O cadarço do futuro, um acessório à vida cotidiana, consistindo em cadarços elásticos e anatômicos, que se ajustam ao sapato/tênis, sendo práticos, pois uma vez colocados não precisam ser amarrados como os cadarços convencionais. A ideia do produto surgiu de uma realidade vivida pelo estudante Mateus Santos de Almeida.

“Quando surgiu a oportunidade de apresentar o protótipo de algo inovador, me veio uma inspiração: muitas vezes eu chegava atrasado na aula porque tenho sérios problemas em amarrar o meu cadarço e com pensamentos nessa mesma linha surgiu o ‘Flex’, e o grupo aderiu! E se não fosse esse grupo super eficiente, proativo, participativo e, principalmente, ético, não estaríamos onde estamos hoje. Gostaria de aproveitar este espaço para super parabenizar os advisers: sem eles, nada seria possível. A Feira foi maravilhosa, os staffs super atenciosos, e uma grande lição de empreendedorismo nos foi passada. A Junior Achievement está de parabéns pela Feira! Agora só nos resta dizer: Vamos, Max! Pra frente, Max!”, comemora Mateus.

Para a coordenadora do Programa Miniempresa no Campus Avançado Maricá, a professora de Filosofia Elane Maria Farias de Carvalho, a participação na Feira foi uma experiência enriquecedora para os envolvidos.“Vejo com bastante otimismo e esperança toda a animação que foi uma marca constante da participação dos nossos servidores e, principalmente dos nossos alunos no Programa. Já na nossa primeira participação, obtivemos destaque entre as escolas participantes. Tenho a confiança de que estamos indo na direção certa!”, afirma. “Precisamos canalizar esforços dentro do IFF para ampliar as possibilidades de atuação profissional dos nossos jovens e prepará-los para os desafios do século XXI”, complementa.

Para a estudante Joyce dos Santos Roberto Valentim, a feira foi “uma ótima oportunidade para colocarmos em prática o conhecimento e a experiência que adquirimos até agora durante as jornadas, com o diferencial de que dessa vez sentimos na pele a concorrência em relação às outras miniempresas e seus respectivos produtos”.

O estudante Leonardo Lobão Legentil Filho destaca que o Programa possibilita experiências sobre o funcionamento de uma empresa, o mundo dos negócios, e destaca as competências adquiridas no processo, tais como liderança e responsabilidade. “Nosso grupo é muito determinado e animado, fatores que nos ajudaram muito na 34ª Feira das Miniempresas, em que consideramos o ápice da experiência de ser um miniempreendedor. Um dia de muita aprendizagem, vendas e desafios, porém de muita descontração e oportunidades de conhecer pessoas e fazer amizades”.

Da mesma forma, acredita Nicole Ribeiro Cardozo: “a oportunidade de poder participar de um Programa como o da Miniempresa, que propõe tantas experiências empreendedoras, foi de extrema importância para podermos obter o resultado que obtivemos na Feira. A nossa empresa conseguiu grande destaque!”, ressalta.

Visando sistematizar algumas ações da miniempresa, nesta edição, foi proposta uma jornada extra com os miniempresários com o lema “Vamos falar de ética”, discutindo-o a partir de um jogo, mediando reflexões sobre uma conduta ética na vida profissional e pessoal, e contribuindo, assim, para a compreensão do papel dos envolvidos como cidadãos. Tendo como alicerce a criticidade, o pensamento complexo e a problematização da realidade, esta intervenção provocará os estudantes e os servidores envolvidos a analisar o cenário brasileiro, um exercício constante e necessário para resgatar o compromisso com a ética. As miniempresas participantes desta proposta receberão uma certificação de Empresa Comprometida com a Ética no dia da formatura, ao final do Programa Miniempresa.