CAMPUS MARICÁ

Neabi do IFF Maricá faz visita com alunos à exposição 'Um defeito de cor', no Museu de Artes do Rio

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 14/04/2023 07h20, última modificação 14/04/2023 11h21
Estudantes também fizeram um passeio guiado pela exposição temporária 'Nhande Marandu - Uma História de Etnomídia Indigena', no Museu do Amanhã, que traz produções contemporâneas dos povos indígenas.
Visita de alunos do IFF Maricá ao Museu de Artes do Rio

Os alunos percorreram exposições no Museu de Artes do Rio e no Museu do Amanhã

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá promoveu nesta quinta-feira, 13 de abril, um visita com estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente à exposição "Um defeito de cor", que faz uma revisão historiográfica da escravidão abordando lutas, contextos sociais e culturais do século XIX.

Acompanhados de guias do museu e de professores do IFF Maricá, os alunos percorreram as galerias, visitando cerca de 400 obras de artes entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações de mais de cem artistas brasileiros e do continente africano.

Atualmente, o Museu de Arte do Rio tem em cartaz também as exposições “A construção do MAR e a Pequena África”, "O Bastardo: O Retrato do Brasil é Preto", "Luz no Caminho" — sobre o cotidiano de mulheres negras em meio a paisagens do dia a dia do subúrbio carioca — e  “Todos Iguais, Todos Diferentes?” — que busca provocar reflexões sobre a diversidade cultural através da pluralidade dos povos. Mais informações em https://museudeartedorio.org.br

Visita à exposição 'Nhande Marandu - Uma História de Etnomídia Indigena'

A viagem ao Rio incluiu ainda o Museu do Amanhã, onde os estudantes fizeram um passeio guiado pela exposição temporária "Nhande Marandu - Uma História de Etnomídia Indigena", que traz produções contemporâneas dos povos indígenas, mostrando como eles já fizeram e fazem comunicação, analógica e digital.

Os alunos também puderam percorrer a exposição permanente do Museu do Amanhã, em que o público é convidado a percorrer uma narrativa multimídia estruturada em cinco grandes momentos – Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós.

O álbum completo de fotos está disponível em https://flic.kr/s/aHBqjAzDtL.