CAMPUS MARICÁ

Notícias

Extensão

Neabi do IFF Maricá promove roda de conversa sobre autodeclaração e identificação racial

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 18/10/2023 20h00, última modificação 14/11/2023 10h24
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas recebeu grupo formado por 90 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Lucio Thome Guerra Feteira.
Roda de conversa com o Neabi no IFF Maricá

Os alunos da Escola Municipal Lucio Thome Guerra Feteira puderam tirar dúvidas e entende melhor o processo de identificação étnico-racial

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá promoveu na tarde desta quarta-feira, 18 de outubro, um bate-papo sobre autodeclaração e identificação racial com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Lucio Thome Guerra Feteira, que fica localizada no bairro Cordeirinho.

Mediado pela professora do IFF Maricá e coordenadora do Neabi, Aline Carvalho, a atividade teve ainda a participação das bolsistas do Núcleo e de professores da Escola Municipal Lucio Thome Guerra Feteira. A equipe debateu com um grupo formado por 90 estudantes da Rede Municipal, que passarão pelas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e, para isso, deverão preencher um formulário com informações sobre identificação racial.

"Foi um prazer recebê-los, com uma grande oportunidade de aprendizado e troca. É crucial que levantemos esse debate na escola para que as crianças se autodeclarem pretas e pardas e que tenham pleno acesso a políticas públicas", destacou a coordenadora do Neabi, Aline Carvalho.

Orientadora educacional da Escola Municipal Lucio Thome Guerra Feteira, Julianne Guerra explica que a atividade foi solicitada com o objetivo de dar continuidade às atividades ocorridas dentro da unidade escolar durante o ano.

"A proposta de uma roda de conversa sobre heteroidentificação é fundamental para as políticas afirmativas, para combater as discriminações e para colaborar com a construção da identidade de cada educando", afirmou a orientadora.