CAMPUS MARICÁ

Saberes Indígenas

Neabi do IFF Maricá realizará seu 2º Sarau Indígena nesta quarta-feira, 19/04

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 18/04/2023 10h48, última modificação 18/04/2023 11h09
Evento que faz parte da programação do Abril Indígena e tem o objetivo de estimular o diálogo sobre o tema usando muita música, poesias e atividades interativas.
Sarau Indígena no IFF Maricá

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá promoverá nesta quarta-feira, 19 de abril, seu 2º Sarau Indígena, evento que faz parte da programação do Abril Indígena e tem o objetivo de estimular o diálogo sobre o tema usando música, poesias e atividades interativas.

O evento será realizado no turno da manhã, com início às 8h, em dois horários diferentes para poder comportar as turmas de Ensino Médio Integrado do IFF Maricá. As atividades serão letivas, com participação obrigatória e lista de presença.

Haverá também, nesta quarta-feira, as aulas regulares previstas na grade de horários de cada turma, e os alunos serão encaminhadas para o Sarau Indígena, no auditório, pelos professores conforme os horários programados pelas coordenações de curso.

Segundo a professora Aline Carvalho, organizadora do evento, a programação será composta por apresentações de Literatura Indígena feitas por professores do campus e pelos integrantes do Neabi e do projeto Compartilhando Saberes Indígenas (Cosai), realizado no campus por meio do programa Jovens Talentos da Faperj. Haverá ainda a exibição de um curta-metragem, seguida de um debate.

"A programação faz parte do e 3º Abril Indígena e tem como objetivo refletir e celebrar as produções contemporâneas da população indígenas e também o que é feito sobre ela", explica Aline Carvalho.

O Abril Indígena é um evento realizado de forma sistêmica no IFF anualmente para ampliar a conscientização sobre a importância dos direitos dos povos originários, difundir as informações científicas, saberes e fazeres culturais dos povos indígenas, bem como valorizar e destacar o princípio da dignidade da pessoa humana aplicada aos indígenas no contexto atual.