CAMPUS MARICÁ

Notícias

Reciclagem

Óleo de cozinha usado é transformado em sabão ecológico por alunos do IFF Maricá

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 03/04/2025 12h45, última modificação 03/04/2025 12h51
Atividade foi realizada em laboratório com estudantes do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente.
Aula de Química no IFF Maricá

A produção do sabão aconteceu no laboratório do campus

Uma manhã de muito trabalho no laboratório do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá para os estudantes do Curso Técnico Integrado em Química. As duas turmas de 2º ano iniciaram nesta quinta-feira, 3 de abril, um projeto de fabricação de sabão ecológico, a partir da reciclagem de óleo de cozinha que iria para descarte. A atividade foi organizada pelo professor e coordenador do curso de Meio Ambiente, Renato Jonas, como parte do conteúdo das aulas de Química.

Os estudantes aprenderam todo o processo de produção, conhecido como saponificação, incluindo o cálculo de dosagem de substâncias a serem adicionadas e o passo a passo para a reação química que resulta nas barras de sabão. De acordo com o professor Renato Jonas, ao longo dos próximos dias será medida a acidez do material pronto e, caso esteja dentro dos padrões necessários, o sabão poderá ser levado para casa pelos estudantes.

"Esse sabão que produzimos no laboratório serve especificamente para lavar louça. E é um processo relativamente simples, que pode ser feito até mesmo em casa, utilizando o óleo de fritura que seria jogado fora, acrescido de soda cáustica. Mas é importante, claro, ter muito cuidado durante a produção, usando luvas e óculos, por exemplo, para se proteger", explicou o professor.

Um dos principais objetivos da reciclagem de óleo é reduzir a quantidade de resíduos descartados de forma inadequada no meio ambiente. O óleo vegetal utilizado nos processos de fritura está entre os materiais que representam riscos de poluição ambiental. Quando enviado para a rede de esgotos, o óleo de fritura provoca obstruções na rede coletora e polui solos e rios. Um litro de óleo descartado contamina, em média, mil litros de água.

Para o estudante do 2º ano de Meio Ambiente Samuel Lyra, a aula em laboratório desta quinta-feira foi de muito aprendizado e também de conscientização sobre como atitudes simples do dia a dia podem ajudar na preservação do meio ambiente.

"Essa reciclagem ganha uma importância maior quando lembramos que esse tipo de óleo é descartado no meio ambiente, poluindo nossos recursos hídricos. E é um processo simples de produção", destacou o aluno.

O IFF Maricá está encerrando neste mês de abril o ano letivo de 2024, com a finalização das aulas, provas finais e conselhos de classe. O ano letivo de 2025, com o ingresso dos estudantes aprovados no Processo Seletivo 2025.1, terá início em 5 de maio.