CAMPUS MARICÁ

Infraestrutura

Pais e responsáveis participam de nova reunião sobre retomada das aulas no IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 08/08/2022 20h19, última modificação 08/08/2022 20h33
Direção do campus se reuniu com pais e responsáveis para atualizá-los sobre o andamento da instalação dos novos espaços que serão usados como salas de aula durante as obras no Bloco Pedagógico.
Reunião de pais no IFF Maricá

A reunião ocorreu de forma presencial no auditório do campus

Nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, a direção do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá realizou duas reuniões com pais e responsáveis dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para tratar do adiamento de duas semanas do retorno às aulas que houve após o período de férias escolares.

Ainda não há um posicionamento oficial da Prefeitura de Maricá sobre a data de instalação dos módulos que serão usados como salas de aula durante as intervenções de reparo estrutural do Bloco Pedagógico, mas a previsão é que a adequação dos espaços comece a ser feita nos próximos dias. Informações detalhadas sobre a volta às aulas serão divulgadas pela direção do IFF Maricá até a próxima sexta-feira, 12.

Na tarde desta segunda-feira, houve uma primeira reunião com a comissão de pais e responsáveis formada para acompanhar as conversas entre o IFF e a Prefeitura, além de representantes dos estudantes e da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores. À noite, foi realizada a reunião geral de pais e responsáveis, em que foram passadas as atualizações sobre o andamento das obras no campus e as soluções que estão sendo planejadas para a readequação do calendário.

"Sem esses módulos instalados não temos espaço físico suficiente para o pleno funcionamento de nossas atividades acadêmicas. Neste momento, estamos avaliando estratégias que apontem nosso encaminhamento para a partir de semana que vem", ressaltou o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bitencourt.

O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, Mendel Aleluia, explicou aos pais e responsáveis que também estão ocorrendo, ao longo desta semana, reuniões entre a equipe pedagógica e as coordenações de curso para o desenho da retomada das aulas e das demais atividades acadêmicas dos alunos.

Suspensão do uso do Bloco Pedagógico

A volta às aulas após o período de férias escolares de julho seria em 1º de agosto, mas foi adiada em duas semanas em decorrência de um atraso da Prefeitura de Maricá na instalação dos novos espaços que abrigarão as salas de aula até a liberação do Bloco Pedagógico. A construção do campus foi feita pelo Município, que é também responsável pelas obras de reparo. O uso do Bloco Pedagógico está suspenso desde 4 de julho, em decorrência da identificação de rachaduras na estrutura do prédio.

Após vistoria da Defesa Civil do Município, a autarquia Serviços de Obras de Maricá (SOMAR) emitiu um ofício informando sobre a necessidade de isolamento dessas áreas, considerando o trabalho das equipes e os incômodos gerados pela obra, como barulho e poeira. Desde então, uma série de reuniões tem sido realizadas entre a gestão do Instituto e dos órgãos municipais para a tomada de decisões e apresentação das soluções para o problema estrutural no prédio.

Nas duas primeiras semanas de julho, com a decisão de suspender o uso do Bloco Pedagógico, as coordenações de curso organizaram um cronograma especial, com as atividades acadêmicas provisoriamente em espaços adaptados, como o auditório, alguns laboratórios, o ginásio e o prédio da biblioteca, pois havia a previsão de instalação dos módulos pela Prefeitura até o fim de julho. Com o atraso, segundo o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bitencourt, foi preciso tomar uma decisão mais drástica, de adiamento do retorno às aulas.

As obras de reparo na estrutura do Bloco Pedagógico tiveram início ainda em julho, e o término está previsto para ocorrer em até cinco meses. Até lá, será possível desenvolver todas as atividades acadêmicas previstas no calendário letivo nos dez módulos que serão instalados e também com a realocação dos espaços de ensino prático no bloco de laboratórios, que está recebendo novos equipamentos adquiridos pelo Instituto, além da continuidade do uso do prédio da biblioteca para abrigar os laboratórios de desenho técnico.