CAMPUS MARICÁ

Perspectivas da formação técnica é tema de debate no 3º dia de Mostra das Profissões do IFF Maricá

por admin publicado 25/10/2023 17h00, última modificação 26/10/2023 16h13
Palestra "Me formei e agora? Possibilidades de atuação e desenvolvimento profissional" abordou possibilidades de atuação profissional e continuidade dos estudos para técnicos recém-formados.
Img_3971

As perspectivas de atuação profissional e continuidade dos estudos para técnicos recém-formados nas áreas de Edificações e Meio Ambiente foi o tema principal de debates do terceiro dia de programação da Mostra das Profissões do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, nesta quarta-feira, dia 25 de outubro.

O campus recebeu a arquiteta do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Governo do Estado do Rio Vivianne Sampaio Vasques, que ministrou a palestra "Me formei e agora? Possibilidades de atuação e desenvolvimento profissional" e, na sequência, fez um bate-papo com os alunos abordando as principais dúvidas daqueles que, em breve, estarão formados como técnicos pelo IFF. Viviane é formada como técnica em Edificações, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), mestre em Engneharia Urbana, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

"Como filha de uma escola técnica federal, me sinto muito feliz em poder dar essa contribuição e conversar com esses jovens estudantes sobre as tantas possibilidades que eles encontrarão a partir da formação que estão recebendo. Eu vejo o ensino técnico como algo fundamental para o progresso no país. A ideia da apresentação de hoje foi deixá-los à vontade para perguntar, porque acredito que o mais importante é justamente essa troca entre diferentes gerações. E fiquei bastante contente com as perguntas que surgiram e com a preocupação deles sobre temáticas sociais e como eles podem contribuir enquanto profissionais para uma sociedade melhor", contou Vivianne, no encerramento da palestra.

A atividade contou ainda com a participação da psicóloga da Secretaria de Assistência Social de Maricá Adriana Botelho, que abordou criticamente temáticas como arquitetura hostil e gentrificação, a partir do ponto de vista do atendimento social à população de rua.

Tema é objeto de estudo no IFF Maricá

Coordenador do projeto de pesquisa do IFF Maricá "Me formei! E agora?", o professor da área de Engenharia Civil Samuel Ribeiro destaca a importância em seu fazer, entre os estudantes dos cursos técnicos, debates sobre as possibilidades que poderão encontrar após a formatura.

"Esta semana está sendo muito empolgante. Dias de muito trabalho e estamos tendo uma resposta muito positiva dos nossos alunos. Dias de auditório cheio em todas as palestras. A palestra de hoje foi muito boa e coincidiu com o tema do nosso projeto de pesquisa, copm a palestrante abordando com brilhantismo as possibilidades de carreira e apontando oportunidades para nossos futuros técnicos", destacou o coordenador.

O projeto "Me formei! E agora?", do IFF Maricá, recebe fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj) e, em março deste ano, foi premiado como o segundo melhor trabalho apresentado na XX Jornada Científica Jovens Talentos para a Ciência.

"Em nosso projeto também seguimos nessa direção, sempre trazendo dicas de carreira, possibilidades de atuação e legislação atuante. Por isso, essa parceria da equipe do nosso projeto com a Comissão Organizadora da Mostra das Profissões tem sido bem frutífera, inclusive com as bolsistas Clara Peixoto e Yasmin Neonilo atuando como monitoras voluntárias durante todo o evento", destacou Samuel Ribeiro.

A Mostra de Profissões segue até a próxima sexta-feira, dia 27, no auditório do IFF Maricá. A programação completa está disponível em https://eventos.iff.edu.br/mostradaprofissao2023.