CAMPUS MARICÁ

Reconhecimento

Pesquisa desenvolvida no IFF Maricá é premiada na Jornada Científica Jovens Talentos para a Ciência

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 31/03/2023 18h57, última modificação 31/03/2023 19h15
Projeto 'Me formei! E agora?' foi premiado como o segundo melhor trabalho apresentado no evento, que é promovido pela Faperj, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
Equipe do projeto do IFF Maricá premiado pela Faperj

Yasmin, Samuel e Clara receberam a premiação da Faperj

O projeto de pesquisa "Me formei! E agora?", desenvolvido no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, foi premiado como o segundo melhor trabalho apresentado na XX Jornada Científica Jovens Talentos para a Ciência, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O anúncio dos vencedores foi feito esta semana, e a entrega dos certificados para as estudantes Clara Peixoto e Yasmin Silva, além do professor Samuel Ribeiro de Almeida, coordenador da pesquisa, aconteceu nesta quinta-feira, 30 de março, no auditório do campus, durante as atividades da semana de abertura do ano letivo de 2023.

A pesquisa teve início em 2022, no IFF Maricá, com o objetivo de mapear o mercado de trabalho em Edificações e em Meio Ambiente, incluindo as possibilidades de verticalização da formação e as legislações relacionadas aos profissionais técnicos, para que os formandos nessas áreas possam ter informações claras e de fácil acesso, que auxiliem na tomada de decisões ao iniciarem a carreira. O projeto segue em andamento no campus, com validade até, pelo menos, janeiro de 2024.

"Em 2021, trabalhei com alunos em três trabalhos de conclusão de curso que abordavam questões relacionadas ao mercado de trabalho na área de Edificações, no país inteiro, incluindo iniciativa privada, concursos públicos e iniciativas de empreendedorismo. Quando surgiu a possibilidade de submeter um projeto de pesquisa no campus, entendi como uma oportunidade de ampliar esse estudo, mapeando também o mercado de trabalho na área de Meio Ambiente", explica o professor Samuel Ribeiro, acrescentando que a premiação na Jornada foi uma surpresa para a equipe: "É um projeto bastante recente, que começou em meados de 2022 e, ainda assim, com a dedicação do grupo nas pesquisas, conseguimos essa visibilidade tão importante dentre tantos projetos fomentados pela Faperj".

Equipe faz levantamento com alunos

Estudante do 2º ano do Curso Técnico em Edificações, Yasmin Silva, destaca a importância da pesquisa dentro do próprio Instituto.

"No Ensino Médio, ainda mais integrado à formação técnica, surgem muitas dúvidas sobre o que fazer: vamos seguir na profissão de técnico? Ou ir para a faculdade? Quem sabe tentar os dois de forma simultânea? O objetivo do projeto é, justamente, estudar essas possibilidades. E percebo que são dados que poderão ajudar muito a todos nós na tomada de decisões durante a nossa formação", conta a aluna.

Clara Peixoto, do 3º ano do Meio Ambiente, diz estar sendo muito proveitoso o período como bolsista da Faperj, no IFF Maricá.

"Cheguei ao IFF sem saber exatamente o que faria após o curso. Assim que fiquei sabendo da inscrição para ser bolsista do projeto, me identifiquei imediatamente. Além da oportunidade de poder atuar como pesquisadora ainda no ensino médio e contribuir com os demais alunos do IFF na busca pelo caminho a seguir após a formação, o projeto também tem me ajudado diretamente a fazer minhas escolhas profissionais", conta Clara, que pretende cursar faculdade na área de Agronomia, pela relação com a área de Meio Ambiente.

Atualmente, a equipe do projeto "Me formei! E agora?" está fazendo um levantamento com os alunos do campus para identificar demandas relacionadas aos temas pesquisados. Para participar, basta ser estudante de Edificações ou Meio Ambiente do campus e preencher o formulário em https://bit.ly/3Klrmgr.

Expectativas para este ano

De acordo com o professor Samuel Ribeiro, a expectativa para este ano é a de promover atividades como rodas de conversa nas turmas, para estreitar o contato com os alunos, sanar dúvidas e abordar temas como competências valorizadas no mercado de trabalho, softwares mais usados, carreira pós-formatura, entre outros. Também é possível obter mais informações sobre a pesquisa na página do projeto no Instagram (@jtmeformei.iff).

Criado em 1999, o Projeto Jovens Talentos é um programa de pré-iniciação científica voltado a inserção de estudantes da rede pública pública de ensino médio e profissional que concede aos participantes bolsas com o objetivo de fomentar a produção acadêmica, as atividades de pesquisa e extensão, além da produção científica, tecnológica e sócio-cultural. A XX Jornada Científica Jovens Talentos para a Ciência foi realizada em dezembro de 2022, na Cúpula Central do Planetário da Gávea, no Rio.