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Pesquisa sobre uso de jogo de cartas para ensino de planejamento urbano dá início a segunda fase de testes

por Comunicação Social do Campus Maricá publicado 04/07/2025 13h28, última modificação 04/07/2025 15h45
Alunos do Programa PartiuIF participaram de rodada de jogos do PlanCity, que está em fase de aprimoramento das regras, antes de ser disponibilizado para o público em geral.
PlanCity no IFF Maricá

O jogo de cartas simula a visão aérea de uma cidade

Um projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá, com o objetivo de ensinar estudantes do Ensino Fundamental sobre planejamento urbano de forma lúdica, iniciou nesta quinta-feira, 3 de julho, a segunda fase de testes, dessa vez com a turma do Programa PartiuIF, do IFF Maricá.

Os 22 alunos do PartiuIFF aprenderam as regras e jogaram uma partida do PlanCity, um jogo pedagógico composto por 45 cartas, criado pela equipe do projeto de pesquisa do IFF Maricá, simulando uma cidade vista de cima. Na disputa em grupo, os participantes montam uma sequência de quadras com diferentes tipologias, a partir de conceitos básicos de planejamento urbano, como vias de acesso, alocação de áreas residenciais e distribuição de comércio, hospitais, escolas, aeroporto, cemitério, estação de tratamento de esgoto, entre outros serviços na cidade, considerando ainda a localização de praias, serras e áreas de reserva ambiental.

Coordenadora do projeto, a professora da área de Arquitetura do IFF Maricá Ana Claudia Nunes Alves explica que, após os testes iniciais realizados em escolas públicas no ano passado, para aprimoramento e verificação de usabilidade das cartas do jogo, a equipe atualmente está testando melhorias nas regras, que tornem as partidas mais envolventes para a faixa etária ao qual se destina.

“É um jogo educativo, mas nem por isso deve deixar de ser divertido. Estamos pesquisando muito sobre gamificação, para simplificar as regras e aumentar o interesse dos participantes. E o retorno dos jogadores tem sido muito positivo”, destaca a professora.

O projeto teve início em 2023, com o nome de “SimCity e NãoCity: planejamento urbano de Maricá através de jogos”, recebendo fomento do Programa Jovens Talentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Atualmente, a pesquisa é desenvolvida com fomento do próprio IFF, por meio de edital de pesquisa, com o nome “Vem jogar PlanCity com a gente”, e atuação de dois bolsistas e mais dois voluntários, todos do Curso Técnico Integrado, além da professora Ana Claudia.

Atuando no projeto desde 2023, o bolsista Davi dos Anjos, do 3º ano de Edificações, tem uma missão importante pela frente: ele usará a pesquisa realizada nesses anos como base para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que consistirá em transformar as cartas em um jogo digital.

“O PlanCity faz parte da minha história no IFF, me orgulha muito e minha vontade é poder terminar o curso contribuindo ainda mais com essa pesquisa. Se lá atrás a proposta era criar, do zero, um jogo de cartas para ensinar as crianças sobre planejamento urbano, agora vamos transformá-lo em algo ainda mais complexo e que poderá também deixá-lo mais acessível”, conta o estudante.

Jogo será incorporado ao acervo da biblioteca

Enquanto Davi já vislumbra a terceira fase da pesquisa, para a bolsista voluntária Eyshila Santiago, do 2° ano de Edificações, a apresentação desta quinta-feira foi marcada por sua estreia com o público.

“É a primeira vez que estou em contato com os alunos para a aplicação dos testes e estou adorando. No início, fiquei um pouco nervosa, mas estão todos sendo muito receptivos ao jogo. Planejamento urbano é um tema fundamental para ser trabalhado na escola e poder fazer isso de forma divertida tem sido muito inspirador”, conta Eyshila.

A professora Ana Claudia destaca ainda que a ideia principal do PlanCity não é que os jogadores se tornem especialistas em planejamento urbano, mas sim que possam refletir e estar mais ambientados e interessados pelo tema. Após essa segunda fase de testes e aprimoramento do kit de regras, a ideia é que o jogo seja incorporado ao acervo da biblioteca do IFF e, posteriormente, possa ser compartilhado com outras instituições de ensino do município.