Notícias
Faperj
Pesquisas desenvolvidas no IFF Maricá são apresentadas na Jornada Jovens Talentos
Os estudantes do IFF Maricá apresentaram seus trabalhos em formato de banner na Jornada
Um grupo de 33 estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, acompanhados por seus professores-orientadores, participou nesta terça-feira, 5 de dezembro, da 21ª Jornada Científica Jovens Talentos, programa de pré-iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
O evento aconteceu na Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz (ETE Bacaxá), em Saquarema, reunindo 61 trabalhos de pesquisa de unidades de Ensino Médio/Técnico da Região dos Lagos. Houve etapas regionais da Jornada também no Centro Universitário de Valença, em Valença (etapa Sul Fluminense) e no IFF Cambuci (etapa Norte/ Noroeste Fluminense) e, no próximo dia 12 de dezembro, haverá a etapa da Região Metropolitana na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, no Rio de Janeiro.
Logo na abertura do evento, uma boa notícia para o IFF Maricá: o coordenador do Programa Jovens Talentos, o professor Jorge Belizário, anunciou que o campus sediará a etapa da Região dos Lagos em 2024.
"Trazer um evento dessa magnitude para nosso campus é de uma importância muito grande, tanto no sentindo de conseguir envolver um número maior de alunos nossos nas atividades da Jornada, como também em dar maior visibilidade ao IFF Maricá, já que teremos a oportunidade de recebermos nossos colegas da região e ampliarmos o diálogo com essas instituições parceiras", destacou o coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFF Maricá, Ronaldo Ferrito.
A expectativa é que a Etapa Sudeste da Jornada Científica Jovens Talentos, em 2024, possa acontecer de forma simultânea à 9ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC), tradicional evento do IFF Maricá.
Estudante do 2º ano do Curso Técnico em Edificações, Luiz Eduardo Almeida participou como monitor na organização da SEPEC 2023 e, nesta terça-feira, esteve na Jornada Jovens Talentos para apresentar seu trabalho de pesquisa "Edificações e Corporeidades: Uma investigação da construção das subjetividades segundo Michel Foucault", ao lado do colega João Vitor Garcia e da professora-orientadora Isabelle Villafan.
"Essa é a primeira vez que participo de uma jornada científica e está sendo uma experiência indescritível. No início estava um pouco nervoso com a apresentação, mas correu tudo muito bem. Além de ter a oportunidade de falar sobre o nosso trabalho, também está sendo muito construtivo conhecer as pesquisas desenvolvidas pelos outros estudantes", contou o estudante.
De acordo com o diretor de Ensino do IFF Maricá, Mendel Aleluia, a Jornada Científica é sempre um momento muito rico para os jovens pesquisadores de Maricá.
"A gente se faz presente em todas as edições da Jornada desde o início da implantação do campus, em 2015. E essa participação vem potencializando, ao longo desses anos, um conjunto de ações que nos gera um imenso aprendizado e nos ajuda a consolidar a vocação para a iniciação científica de nosso campus", destacou o diretor, que também participou do evento como professor-orientador.
Coordenador do Programa Jovens Talentos, o professor Jorge Belizario destaca ainda a importância da ampliação do acesso e da interiorização da pesquisa estimulados pelo programa.
"O programa é fantástico, pois permite a muitos estudantes, que até então não tinham qualquer contato com a pesquisa, a oportunidade de ampliar suas perspectivas acadêmicas. É como ter as janelas abertas para que eles possam cada vez voar mais alto. E, de fato, estão voando", ressalta o coordenador.
Os trabalhos de pesquisa apresentados pelos estudantes e professores do IFF Maricá na 21ª Jornada Científica Jovens Talentos foram os seguintes:
"Aprendizagem Baseada em Projeto e História em Quadrinhos: uma combinação para melhorar o ensino de Física", do professor Francismar Rimoli Berquó e estudantes Beatriz Silva da Cunha e João Gabriel Feitosa Nieva;
"Compartilhando saberes indígenas", da professora Aline Azevedo, com os estudantes Ana Julia Bezerra e Maria Inêz;
"Criação e gerenciamento de Sistema de Gestão Ambiental no IFFluminense campus Avançado Maricá no contexto do curso Técnico em Meio Ambiente", do professor André Coelho e estudantes Tamires Monteiro e Joyce Cardoso;
"E depois do IFF?: Mapeamento dos egressos de Campus Avançado Maricá", do professor Mendel Aleluia e estudantes Ana Carolina Marins e Karina Lima
"Edificações e Corporeidades: Uma investigação da construção das subjetividades segundo Michel Foucault", da professora Isabelle Villafan e estudantes João Vitor Rodrigues Garcia e Luiz Eduardo Dias de Almeida;
"MatematicaAtiva: Laboratório de Ensino de Matemática", da professora Viviane Lagdem e estudantes Eduardo Francisco Silveira Passos , Nathália Santos Grijó, Miguel Pereira e Murilo Madruga;
"MatematiGames: Recursos didáticos digitais", da professora Viviane Gomes Lagdem Tatagiba e estudantes Bruna Mellany Schvab Mendes da Silva e Laís Maciel Mendonça dos Santos;
"Me formei. E agora?", do professor Samuel Ribeiro de Almeida e estudantes Clara Soares Peixoto e Yasmin Dias Neonilo da Silva;
"Memórias de uma pandemia: a escola do sentir frente aos desafios contemporâneos", da professora Regiane de Souza Costa e estudantes Cintia do Couto Nunes e Julia Perrota de Lima Branco;
"Modelagem matemática de fenômenos físicos com o uso do Geogebra", do professor Everton Moraes e estudantes Luísa Barbosa e Miguel Souza;
"Movimente-ser: possibilidades esportivas, artísticas, lúdicas e culturais no/do IFFluminense", da professora Regiane de Souza Costa e estudantes Maria Eduarda da Conceição de Souza e Pedro de Amaro de Megre Ramos;
"Multimídia no ensino de Física: o uso do Scratch para produzir jogos didáticos virtuais", do professor Francismar Rimoli Berquól e estudantes Helloysa Nascimento da Silva, Gabriel Torres dos Anjos e Clara Santos;
"O Pop não poupa ninguém", do professor Alessandro Garcia e estudantes Julia Mendoça e Giovanna Ribeiro;
"Rendas do Petróleo em Marica: Formando novos líderes jovens para o exercício do controle social através de uma Educação Ambiental crítica", da professora Elane Maria Farias de Carvalho e estudantes Isaías da Paz Filho, Luciano Xavier Alves Junior, Júlia Lopes, Evellyn Isaene Santiago dos Santos, Yris Beatriz Goulart Werneck e Rafael Sant'anna;
"Simcity e Não city: planejamento urbano de Maricá através de jogos", da professora Ana Claudia Nunes Alves e estudantes Davi Pereira de Mattos dos Anjos e Ana Beatriz Ramos da Silva;
"Um olhar retrospectivo sobre o ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19", da professora Thamiris Araujo e estudantes Rodrigo Araújo Baldessarini e Camile Vitória Souza Rocha.