CAMPUS MARICÁ

Notícias

Extensão

Professores da rede pública participam de formação ofertada a partir de Trabalho de Conclusão de Curso no IFF Maricá

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 14/02/2025 16h24, última modificação 14/02/2025 16h24
Minicurso na área de Educação Ambiental foi elaborado por estudantes do campus como projeto de intervenção aplicada no último ano da formação técnica em Meio Ambiente.
Minicurso no IFF Maricá

Dez professoras das redes estadual e municipal participaram da capacitação.

Uma noite de sala de aula invertida no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá, em que professores das redes municipal e estadual é que ocuparam as carteiras escolares para participar de uma atividade ministrada pelos estudantes. A experiência fez parte do minicurso "Formação em Educação Ambiental", ofertado nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, pelo campus como produto final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de quatro alunos do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, sob orientação e supervisão da professora Tássia Cordeiro.

Os formandos Livia Araújo, Mariana Martins, Pedro Megre e Raíssa de Sá elaboraram o minicurso ao longo dos últimos meses, dentro da disciplina "Projeto de Intervenção Aplicada", produzindo o embasamento teórico da formação, escrevendo artigos relacionados e preparando a capacitação voltada aos docentes da região. O objetivo, explicam, é ampliar o debate sobre temas relacionados a questões ambientais e como eles podem ser analisadas de forma crítica no ambiente acadêmico, levando em consideração a interconexão entre os aspectos sociais, ambientais e socioculturais.

“Foi um processo longo de preparação, com muita leitura, escrita e debates entre nosso grupo para chegarmos a esse momento de colocar em prática o trabalho. E estamos muito felizes com o resultado, especialmente por poder usar o tanto que aprendemos aqui no IFF para também dar nossa contribuição para a comunidade”, destacou a Raíssa de Sá, técnica recém-formada em Meio Ambiente pelo IFF Maricá.

A turma desta terça-feira foi composta por dez professoras de escolas municipais e estaduais de Maricá, que tiveram a oportunidade de participar da formação a partir da abertura de inscrições para docentes da cidade na semana passada.

Disseminação do conhecimento

Viviane Lins, que é professora de Biologia da Rede Estadual, fez a inscrição assim que soube do minicurso. Para ela, a formação foi uma oportunidade de ampliar e atualizar seus conhecimentos sobre Educação Ambiental, de forma que possam ser replicados em suas turmas de Ensino Médio.

"Desenvolvo uma série de projetos com os alunos no Estado, então momentos como esse de atualização são fundamentais. O fato de a formação estar sendo ministrada pelos estudantes que estão concluindo o Curso de Meio Ambiente também deixou tudo ainda mais rico. Eles foram fantásticos, trazendo informações muito bem pontuadas e pertinentes. Essa é, para mim, a maior prova de que o trabalho do professor deu fruto e de que eles estão prontos para seguir”, contou a professora, que agora pretende replicar a formação com seus alunos que atuam como monitores.

Segundo Pedro Megre, também recém-formado em Meio Ambiente pelo IFF Maricá, os resultados obtidos a partir da aula desta terça-feira serão, agora, trabalhados num relatório posterior ao Trabalho de Conclusão de Curso e que poderá ser usado como ferramenta para outras iniciativas similares.

Neste ano de 2025, o Campus Maricá tem prevista a execução do projeto de extensão “Formação em Educação Ambiental” e o projeto de pesquisa “Educação Ambiental em Maricá”, ambos coordenados pela professora Tassia Cordeiro.