CAMPUS MARICÁ

Notícias

Aprendizagem

Professores do IFF Maricá participam de capacitação sobre Robótica Educacional

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 16/10/2025 16h29, última modificação 16/10/2025 16h43
Entre outros objetivos, curso busca preparar os profissionais do campus para usar, de forma pedagógica, kits de robótica adquiridos pelo IFF para o laboratório de Física do campus.
Curso de robótica no IFF Maricá

Os professores aprenderam sobre a plataforma Arduino e suas aplicações práticas.

Professores de volta aos bancos escolares para aprender, do zero, um tema até então completamente novo para a turma: assim foi a manhã desta quinta-feira, 16 de outubro, para um grupo de docentes das áreas de Química, Física, Inglês, Arquitetura e Engenharia Civil do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá. Eles participaram da primeira, de uma série de duas aulas, do curso de Introdução à Robótica Educacional, ministrado pelo professor Cristiano Oliveira, da Fundação Osório.

Entre outros objetivos, a capacitação busca preparar os profissionais do campus para usar, de forma pedagógica, kits de robótica adquiridos pelo IFF para o laboratório de Física do campus. Em meio às explicações teóricas, os professores-alunos logo puderam começar a aprender na prática o funcionamento da plataforma Arduino, que permite, por exemplo, a automatização de tarefas, criação de projetos interativos e construção de robôs.

De acordo com Cristiano Oliveira, essa capacitação ofertada no Instituto funciona como uma espécie de alfabetização sobre o tema, sendo voltada para quem tem conhecimento zero no assunto, mas quer começar a trabalhar com princípios da robótica em sala.

"Fizemos essa primeira aula de forma bastante introdutória ainda, mas a interação com os professores aconteceu de forma excelente, sendo todos eles muito interessados e participativos. A ideia é conseguir dar esse suporte de base para que eles trabalhem com os alunos em projetos na área, porque no fundo é tudo um grande aprendizado para todos nós", destacou Cristiano.

Aula teve projeto prático realizado por professores

Neste primeiro dia de aula, os participantes aprenderam sobre linguagem de programação e o uso das placas eletrônicas, fazendo funcionar um pequeno projeto de sinal de trânsito. Professora da área de Química e primeira aluna do curso a terminar o trabalho proposto, Keila Figueira Araújo ficou empolgada com as novas possibilidades apresentadas a partir da capacitação.

"Entramos em contato com esse universo da programação, que é algo totalmente novo para nós, mas que ao mesmo tempo está presente em várias áreas de conhecimento. É questão, agora, de pesquisar e ir aprendendo cada vez mais. O Arduino me pareceu ser algo com mil e uma utilidades, além de muito acessível, mas é um mundo novo e não deixa de ser um grande desafio para nós", contou a professora.

Para a coordenadora do Curso Técnico em Edificações e também aluna no curso de Robótica Educacional, Ana Claudia Alves, a capacitação será uma importante ferramenta para incentivar, futuramente, o desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa relacionados ao tema no campus.

"Como aluna, fiquei positivamente muito impressionada, tanto que a aula passou voando de tão interessante que foi. E o fato de termos professores de diferentes especialidades participando da capacitação faz muito sentido, porque abre caminhos de aplicação em diferentes temas e projetos", diz Ana Claudia, destacando ainda que o fato de o campus já ter os kits básicos de material para as aulas traz viabilidade no uso com os estudantes.

O curso segue no próximo dia 30 de outubro, quando os participantes terão a oportunidade de aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre o Arduino, usando outros equipamentos mais complexos, como uma mesa de iluminação e um carrinho movido por controle remoto.