CAMPUS MARICÁ

Notícias

Pesquisa e Extensão

Projeto de pesquisa do IFF Maricá cria jogo de cartas para descomplicar aprendizagem sobre planejamento urbano

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 23/10/2024 18h15, última modificação 23/10/2024 18h15
Estudantes do 9º ano da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra participaram nesta quarta-feira, 23/10, de um teste de usabilidade do jogo PlanCity.
Planejamento urbano no IFF Maricá

A atividade aconteceu com alunos do Ensino Fundamental

Aprender sobre planejamento urbano pode parecer algo bastante complexo, especialmente em turmas de Ensino Fundamental. Ou, pelo menos, parecia… Que o digam os alunos da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, na Barra de Maricá. 

Na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro, 24 estudantes do 9º ano participaram da primeira etapa de testes de usabilidade de um jogo de cartas colaborativo criado e desenvolvido pelo projeto de pesquisa “SimCity e NãoCity: planejamento urbano de Maricá através de jogos”, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, com fomento do Programa Jovens Talentos da Faperj.

E o tema que parecia complicado à primeira vista logo virou motivo de empolgação e diversão para os estudantes. O jogo pedagógico “PlanCity” é composto por 36 cartas que simulam uma cidade vista de cima, em que os participantes precisam montar uma sequência de edificações, a partir de conceitos básicos de planejamento urbano, como vias de acesso, alocação de áreas residenciais e distribuição de hospitais, escolas, aeroporto, cemitério, estação de tratamento de esgoto, entre outros serviços na cidade, considerando ainda a localização de praias e áreas de reserva ambiental.

“O nosso objetivo com o jogo é fazer uma introdução ao planejamento urbano, para estudantes a partir de 12 anos, de uma forma lúdica, em que eles conseguem aprender com leveza conceitos importantes sobre a organização da cidade e bairros onde vivem. Enquanto jogam, eles analisam em grupo, por exemplo, porque um hospital ou escola fica melhor numa região do que em outra. E assim vão discutindo de forma prática o planejamento urbano, tomando decisões e usando a criatividade conforme as cartas vão sendo sorteadas”, explica a coordenadora do projeto e professora da área de Edificações do IFF Maricá, Ana Claudia Nunes.

Primeiro teste do jogo fora do IFF

Essa foi a primeira vez que o “PlanCity” foi testado fora do IFF Maricá. O jogo vem sendo elaborado desde o ano passado pela equipe de pesquisa, que é formada pelos bolsistas Ana Beatriz Ramos e Davi dos Anjos, ambos do Curso Técnico Integrado em Edificações, e pela bolsista voluntária Maria Fernanda Feitosa, do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, além da professora Ana Claudia Nunes, coordenadora das atividades, e da designer do IFF Maricá, Luiza Fajardo, que é a responsável pelo projeto gráfico do jogo e layout das cartas.

“Essa foi nossa primeira experiência com o público do Ensino Fundamental e foi extremamente positiva. Achei que seria um pouco confuso para eles no início, mas percebi que eles conseguiram aprender rápido a enfrentar os desafios, trabalhando em grupo, cada um com suas próprias opiniões. Maricá é uma cidade que está crescendo muito e, talvez por isso, eles tenham uma percepção maior do quanto esse crescimento traz impactos positivos, como ampliação da rede de esgoto e de ruas asfaltadas, e também negativos, como trânsito e obras por toda parte”, contou a bolsista Maria Fernanda Feitosa.

Em roda de conversa logo após a finalização do jogo, os estudantes do 9º ano contaram ter gostado bastante da atividade proposta.

“O jogo é bem realista, se a gente não coloca as cartas com a rua continuando, por exemplo, não consegue se locomover e acaba fechando o jogo. E o melhor é que se formos jogar várias vezes seguidas, cada uma terá um resultado diferente, porque também dependemos da ordem com que as cartas vão sendo sorteadas para podermos planejar a planta da cidade. Cada nova rodada traz novas aprendizagens, se eu fosse jogar de novo agora, faria muita coisa diferente para poder pontuar mais”, contou uma das alunas participantes, logo após encerrar a rodada de teste.

Integração entre redes

Elza Lopes, professora de Língua Portuguesa e coordenadora do Ensino Integral na Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, elogiou a iniciativa do projeto.

“A gente vê com muita alegria atividades como essa, porque são experiências que extrapolam o conhecimento teórico, permitindo aos alunos colocarem em prática aquilo que estão aprendendo, usando suas próprias vivências e criatividade para encontrar soluções para os desafios propostos, ao mesmo tempo em que estão interagindo com o grupo e se divertindo, afinal trata-se de um jogo bastante dinâmico”, destacou a coordenadora.

Jogo didático tem modelo colaborativo

O “PlanCity” é um jogo colaborativo, já que a ideia principal é que os integrantes de cada grupo interajam para buscar as melhores soluções a partir das opções disponíveis na mesa. Ao iniciar o jogo, as cartas são embaralhadas e formam um único bolo para, a partir de então, serem desviradas  pelos jogadores, uma a uma, e colocadas na posição sequencial que o grupo entender como melhor para a formação do mapa da cidade. 

A pontuação varia conforme a escolha da colocação das cartas no mapa. Ganha pontos, por exemplo, quem consegue distribuir os serviços perto das áreas residenciais e fazer conexões eficientes entre as ruas e estradas, enquanto são penalizadas jogadas como incluir locais que geram contaminação do solo perto de áreas naturais.

A próxima rodada de jogos com o “PlanCity” já está agendada pela equipe. Será na Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Sepec), no fim de novembro, quando será ministrada uma oficina sobre o jogo. Ainda de acordo com a professora Ana Claudia, a ideia é que o projeto possa ser levado a outras unidades da rede municipal e, após a fase de testes, ser disponibilizado um kit de jogo para uso como material didático pelos professores do Ensino Fundamental.