CAMPUS MARICÁ

Pesquisa

Projeto do IFF Maricá desenvolverá horta comunitária no campus com sistema de irrigação automatizado

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 13/07/2023 16h00, última modificação 13/07/2023 17h11
Pesquisa traz uma série de ações práticas, com o objetivo de semear na comunidade interna conhecimentos relacionados à preservação do meio ambiente, oferecendo soluções que podem ser replicadas.
Compostagem no IFF Maricá

O professor André, com as bolsistas Tamires e Ana Clara, apresentando as composteiras

Temperos frescos à disposição, numa horta acessível, agroecológica e com direito até mesmo a um sistema de irrigação automatizado: com essa ideia em mente, os integrantes do projeto de pesquisa "Desenvolvimento de Projetos Maker - soluções para um campus mais sustentável", do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, iniciaram neste semestre uma série de ações práticas, alinhadas à cultura maker. O objetivo é semear na comunidade interna conhecimentos relacionados à preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que são oferecidas soluções que podem ser replicadas na rotina de casa.

Coordenado pelo professor de Química André Coelho e com uma equipe formada por três estudantes bolsistas de ensino técnico, o projeto está, atualmente, na fase de produção do protótipo do sistema de irrigação automatizada, feito com o uso de tecnologia da plataforma Arduíno. Está em fase de conclusão também a construção de composteiras que funcionarão no campus como um sistema de reaproveitamento de resíduos orgânicos, como cascas de frutas, legumes e borra de café, transformando o que seriam resíduos sólidos domésticos em adubo natural.

"Esse é um projeto que se baseia numa dinâmica inicial de observação de um problema, seguida pela proposição de soluções e construção dos elementos necessários, que podem ser desde equipamentos ou mesmo modelos de comunicação, até a divulgação dessas soluções para o público em geral, com o objetivo de fazer circular o conhecimento. Para isso, os bolsistas são os grandes protagonistas nesse processo, justamente por se tratar da busca por soluções simples e que possam ser replicadas com facilidade", destaca o professor André Coelho.

A previsão é que as composteiras entrem em operação no campus a partir do retorno das férias de julho, enquanto a implantação da horta comunitária, que será instalada próxima à área do refeitório, deverá ocorrer durante o segundo semestre letivo. Existe a previsão ainda de criação de parcerias para coleta e encaminhamento para reciclagem de resíduos gerados no campus, como plásticos, metais e papel.

"A ideia inicial da pesquisa surgiu após a observação de que temos uma grande quantidade de resíduos sendo gerados no campus sem receber o destino adequado, sendo que grande parte desse volume produzido poderia facilmente ser reciclado. Com o projeto, a proposta é encontrarmos soluções, usando especialmente materiais que são subutilizados, e ajudar o IFF Maricá nessa trilha da sustentabilidade", explica o coordenador.

Sinergia entre pesquisa e formação dos bolsistas

Estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações, Tamires Monteiro, de 16 anos, é uma das bolsistas envolvidas no trabalho.

"O projeto tem me ajudado a sair um pouco da bolha de Edificações, ampliando meus conhecimentos sobre o meio ambiente. Sempre gostei muito dessa área de sustentabilidade e vejo como uma grande oportunidade poder conciliar esses novos conhecimentos, que estou adquirindo por meio da pesquisa, com as disciplinas regulares do meu curso", conta a bolsista.

No projeto, Tamires tem a companhia de outros dois estudantes do IFF, Ana Clara Lima e Pedro Matos, ambos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente. A equipe é responsável também pela produção de material de comunicação para as redes sociais onde são divulgadas informações sobre o andamento da pesquisa, além de material de divulgação científica. A página do grupo pode ser acessada pelo Instagram, no endereço @ledambiente.

"Esse projeto tem sido muito positivo na minha formação, ainda mais por se tratar de uma área de estudo relacionada ao meio ambiente e à sustentabilidade, com um adicional que é esse viés de inovação que estamos aplicando com o sistema automatizado de irrigação. Tem sido muito interessante também aprender sobre programação e, principalmente, poder usar esse conhecimento para tornar viável a manutenção da nossa futura horta", conta Ana Clara.