CAMPUS MARICÁ

Cooperação

Projeto piloto de monitoramento e análise de recursos hídricos tem início no IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 18/09/2024 21h36, última modificação 18/09/2024 21h43
Duas turmas do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente para participar das primeiras atividade experimentais.
Projeto ambiental no IFF Maricá

As atividades tiveram início com a apresentação do projeto para os estudantes

Esta quarta-feira, 18 de setembro, marcou o início do Projeto Guapiaçu no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, uma ação piloto de Educação Ambiental, que terá foco na análise e monitoramento de recursos hídricos na região próxima ao campus.

De acordo com a representante do IFF no projeto, a professora Elane Carvalho, foram escolhidas duas turmas de primeiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente para participar das primeiras atividade experimentais.

“Com a ajuda prestimosa de Leandro Guerra, da AGEVAP/CBH-BG, e de Izidro Paes Leme Arthou, da Associação dos Servidores Civis da Marinha, o monitor Péricles Muniz escolheu dois pontos para a coleta e análise das águas, um à montante do Rio Ubatiba, no bairro do Silvado, e outro ponto à jusante, no mesmo rio”, explicou Elane Carvalho.

Os estudantes das turmas participantes do IFF Maricá terão a oportunidade de se aprofundarem em conteúdos relacionados à formação em Meio Ambiente, entre eles qualidade da água, parâmetros físico-químico e biológicos, macroinvertebrados da fauna bentônica e sua correlação ou não com os processos de poluição dos cursos de água e os processos de restauração de ecossistemas e de reflorestamento, entre muitos outros.

O início das atividades no IFF Maricá contou ainda com a participação do coordenador das Unidades de Conservação do Silvado, Felipe Zeidan.

“Com certeza, será interessantíssimo aprender Educação Ambiental com foco nos recursos hídricos, pois estes constituem um dos maiores problemas ambientais de Maricá, e acabam também sendo um gargalo para o desenvolvimento econômico e social na região”, destacou Elane Carvalho.

Nas atividades, os alunos terão a acesso a kits colorimétricos para a análise das águas, microscópios para enxergar os macroinvertebrados bentônicos, ferramentas pedagógicas inclusivas, entre elas modelos 3D dos seres microscópicos, e descrição em braile dos resultados das amostras. Haverá ainda aulas de campo e apoio de estagiários da área da Biologia e do monitor do projeto.

Acordo de Cooperação entre as instituições envolvidas

Atualmente, está sendo construído um Acordo de Cooperação Técnica entre o IFF Maricá e a ONG ASA, que já tem convênios com a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá e com o IFF Itaboraí.

O projeto Guapiaçu IV, realizado pelo Ação Socioambiental, com a parceria da Petrobras, tem como objetivo contribuir para a melhoria da região da Baía de Guanabara e entorno, por meio de ações que integrem ambientes e comunidades locais, potencializando ações de restauração, educação ambiental, monitoramento de biodiversidade e reintrodução de fauna nativa.

Além disso, o monitoramento da biodiversidade para o restabelecimento das funções ecológicas em áreas recuperadas e na restauração de um ecossistema é fundamental para avaliação do estado de recuperação do ecossistema restaurado.

A área de abrangência do projeto insere os municípios de Cachoeiras de Macacu, Magé, Itaboraí e Maricá, na região Metropolitana do Rio de Janeiro. Essa região hidrográfica é responsável pelo abastecimento de água de quase três milhões de pessoas na porção Leste da Baía de Guanabara. Segundo dados históricos, a sub-bacia Guapi-Macacu destaca-se por sua disponibilidade hídrica para outras regiões em quantidade e qualidade.