CAMPUS MARICÁ

Diversidade

Projetos do IFF Maricá fazem ação sobre o mês da Consciência Negra para alunos do Ensino Fundamental

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 25/11/2022 16h41, última modificação 25/11/2022 16h41
Atividades foram promovidas com estudantes do 9º ano pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e o projeto Compartilhando Saberes Indígenas (Cosai).
Alunos do IFF Maricá em ação na rede municipal

Os projetos visitaram a Escola Municipal de Clério Boechat

Integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e do projeto Compartilhando Saberes Indígenas (Cosai) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá realizaram, na quarta-feira, 23 de novembro, uma atividade com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Clério Boechat, no bairro do Flamengo, para celebrar o mês da Consciência Negra.

Segundo a professora do IFF Maricá e coordenadora do Neabi e do Cosai, Aline Carvalho, a ação promovida pelos projetos em unidades de Ensino Fundamental tem o objetivo de trabalhar, por meio da literatura, questões étnico-culturais com os participantes.

"A gente faz uma leitura dramatizada e depois abre um espaço de debate com eles, em que também são usadas interações com produção de desenhos, poesia, ou alguma outra maneira que eles queiram se expressar", explica Aline.

Ainda de acordo com a professora, na ação desta quarta-feira, foi feita a leitura do conto "As mãos dos pretos", do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana.

"Ao final, o grupo produziu fotos das mãos de todos, em que foram debatidas questões sobre a humanidade que nos une, de que somos diferentes, mas temos em comum o fato de sermos seres humanos", acrescenta.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas é um projeto de diversidade desenvolvido de forma sistêmica nos campi do Instituto, enquanto o Compartilhando Saberes Indígenas faz parte do Programa Jovens Talentos da Faperj, no Campus Avançado Maricá.