CAMPUS MARICÁ

Notícias

Educação Ambiental

Sustentabilidade é tema de roda de conversa no IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 14/11/2023 12h24, última modificação 14/11/2023 12h30
O campus recebeu Simone Duarte e Ursula Brazil, da ONG Gaia Soluções Sustentáveis, que se dedica ao gerenciamento de resíduos e educação ambiental em Maricá.
Roda de conversa sobre sustentabilidade no IFF Maricá

A roda de conversa reuniu alunos do 2º e 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente

Uma manhã de bate-papo e muita troca de experiências, nesta terça-feira, 14 de novembro, para os estudantes do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá.

O campus recebeu Simone Duarte e Ursula Brazil, respectivamente presidente e diretora de Sustentabilidade da ONG Gaia Soluções Sustentáveis, que se dedica ao gerenciamento de resíduos e educação ambiental em Maricá. Ao longo da manhã, as especialistas debateram com estudantes de turmas do 2º e 3º do curso sobre o tratamento de resíduos orgânicos por compostagem, consciência ambiental e promoção da sustentabilidade.

"É a primeira vez que viemos ao IFF e achei o máximo essa troca de informações com os estudantes de Meio Ambiente, que lotaram a sala e se mostraram durante todo o tempo muito interessados e participativos, com uma pegada forte tanto nas questões ambientais quanto sociais. O contato com o meio acadêmico é fundamental, pois nos traz novas perspectivas a partir daquilo que fazemos diariamente na prática", destaca Simone Duarte.

Ursula Brazil conta que a conversa com os estudantes resultou ainda em ideias e possibilidades de atuação em conjunto:

"Foi uma troca muito positiva, em que os alunos nos trouxeram os conceitos que vêm aprendendo em sala de aula e suas ideias, enquanto nós pudemos contribuir com nossas experiências e exemplos práticos, a partir dos conhecimentos teóricos. Esse preparo deles para o mundo real é muito importante".

A atividade, organizada pela professora Elane Carvalho e que também teve a participação do professor André Coelho, contou ainda com uma fala do estudante João Junior, que está cursando Engenharia Ambiental por meio do Passaporte Universitário e deu um depoimento para os alunos do IFF sobre um projeto na área de gestão de resíduos sólidos que vem desenvolvendo junto com colegas de faculdade.

"Dentro do Programa Passaporte Universitário, estamos desenvolvendo um projeto que envolve Engenharia, Sustentabilidade e Sociedade, voltado à Educação Ambiental, mas também com foco em aspectos socioeconômicos, envolvendo, por exemplo, o uso da moeda social em Maricá, o trabalho dos catadores de material reciclável e a criação de uma cooperativa para reaproveitamento de resíduos", explica o estudante.