CAMPUS MARICÁ

Notícias

Pesquisa

Trabalho produzido por aluna do IFF Maricá conquista o 1º lugar do Prêmio Novos Pesquisadores 2023

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 13/12/2023 20h41, última modificação 14/12/2023 11h08
Clara Peixoto, do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente, sob orientação da professora Regiane Costa, debateu a importância da atividade física, sob o olhar das políticas públicas.
Clara Peixoto e Regiane Costa, no IFF Maricá

A estudante do 3º ano Clara Peixoto, ao lado de sua orientadora de pesquisa, a professora Regiane Costa

Um artigo científico produzido no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá que reflete sobre viver a cidade a partir de experiências ao ar livre e sua consequente relação com a qualidade de vida foi o vencedor da 6ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores, uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação.

O trabalho de pesquisa foi desenvolvido pela estudante Clara Peixoto, do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente, sob orientação da professora Regiane Costa, a partir de debates relacionados à importância da atividade física, sob o olhar das políticas públicas.

Além da 1ª colocação, o IFF Maricá conquistou ainda o 2º lugar no Prêmio, com um artigo que debate propostas para uma melhor inclusão das pessoas com deficiência nas escolas municipais, que foi produzido pela estudante Anna Luísa Pacheco, também do 3º ano de Meio Ambiente, sob orientação da professora Isabela Bastos. O anúncio dos vencedores aconteceu nesta quarta-feira, 13 de dezembro, em edição do Jornal Oficial de Maricá (JOM), e a cerimônia de premiação será realizada no dia 2  de fevereiro de 2024.

Para a estudante Clara Peixoto, que já havia conquistado uma menção honrosa na 20ª Jornada Científica Jovens Talentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), em 2022, com uma pesquisa sobre o mercado de trabalho e a verticalização no ensino, ter agora também o reconhecimento no Prêmio Novos Pesquisadores 2023 é uma realização neste encerramento de seu ciclo de formação técnica integrada ao Ensino Médio.

"É uma alegria imensa para mim poder concluir o Ensino Médio com um prêmio como esse, ainda mais por ser uma pesquisa dentro da área em que pretendo seguir na graduação. Fala-se muito em viver o IFF ao máximo nas oportunidades que o Instituto nos proporciona, e hoje tenho esse sentimento de dever cumprido. Só tenho a agradecer, especialmente à professora Regiane, pelo apoio e por fazer a diferença dentro e fora de sala de aula, sendo também uma inspiração ao longo da minha formação. A construção desse artigo foi um momento de muita aprendizagem e troca de conhecimentos, que certamente vou levar para a minha vida acadêmica e profissional", ressalta Clara, que é também presidente do Grêmio Estudantil e pretende seguir os estudos na área de Educação Física, a partir do ano que vem.

Importância da atividade física como pauta pública

A pesquisa produzida pela estudante para o Prêmio Novos Pesquisadores, junto com a professora Regiane Costa, teve abordagem qualitativa, incluindo entrevistas com gestores públicos municipais das áreas de Esporte e Lazer, Cidade Sustentável, Bem-Estar e Qualidade de Vida. A constatação foi a de que sensibilizar e favorecer a prática de atividade física têm sido pautas públicas no desenvolvimento da sociedade e, especificamente em Maricá, há um entendimento de que o município, além de se preocupar com a qualidade de vida, planeja e implementa ações crescentes para a sua realização, salientando positivamente os impactos para a população local.

"Esta premiação é o resultado feliz de um percurso acadêmico admirável da Clara, uma estudante que vive o Instituto com coragem, criatividade, perseverança e carisma, com inserções tantas no cotidiano da nossa escola", conta a professora Regiane, acrescentando que, com a escuta atenta e dedicação nas leituras e na escrita, o artigo foi sendo produzido no movimento cotidiano de conciliação do curto espaço-tempo disponível: "Nasceu um artigo e fortaleceu-se uma parceria. Sou grata a Clara pela experiência, parabenizando-a pela pessoa que é, pelo que desperta em suas relações e afetações e pelo encantamento de ser, sentir e viver a cidade como proposta da sua escrita e da brilhante apresentação do artigo", destaca Regiane Costa.

Debate sobre inclusão conquistou 2º lugar no prêmio

Premiadas com a 2º colocação no prêmio, a aluna Anna Luisa Pacheco e a professora Isabela Bastos aproveitaram a oportunidade da escrita do artigo científico para abordar os desafios e propor soluções viáveis no ambiento municipal para um tema que conhecem bem: o da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar.

"Nosso artigo foi motivado principalmente por termos pessoas com deficiência na família e, até por isso, vivenciarmos a importância sobre a ampliação do debate no ambiente escolar municipal. A produção da pesquisa, como um todo, foi muito gratificante, especialmente por ver o empenho da Anna e todo o crescimento e amadurecimento dela ao longo do processo, trazendo inclusive a ideia de uma política pública para ser aplicada em escolas da Rede Municipal. Quem sabe esse artigo não inspira, de fato, a criação de um projeto de lei? Então, é um orgulho imenso vivenciar isso e, até mesmo, é uma motivação para seguir nessa profissão que nos traz sempre tantos desafios", conta a professora Isabela Bastos, que coordena também um projeto de pesquisa no IFF Maricá sobre inclusão, com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Anna Luisa, que por pouco não desistiu de participar do prêmio, conta ter ficado surpresa com o resultado e, ao mesmo tempo, muito grata pela oportunidade de pesquisar sobre um tema tão relevante para a sociedade. A estudante recebeu nota máxima dos três jurados na etapa final da premiação, que foi a apresentação oral do artigo.

"Não tenho nem palavras para mensurar a alegria que estou sentindo ao ver esse resultado, então sou puro sentimento de gratidão, especialmente à professora Isabela, que foi incrível em todo esse processo e não me deixou desistir, no momento em que cheguei a duvidar da minha capacidade de concluir o trabalho", explica a estudante, que teve a ideia em conjunto com a professora sobre a elaboração de um artigo científico que pudesse dar mais visibilidade ao debate sobre a implantação de núcleos de estudo voltados à inclusão de PCDs nas escolas municipais: "Abordamos conceitos sobre o desafio das pessoas com deficiência, debatendo sobre seus direitos, questões relacionadas à acessibilidade e até mesmo práticas discriminatórias ainda presentes na rotina escolar. A ideia é que, a partir da criação de núcleos de estudo temáticos, tanto os estudantes quanto os profissionais da Educação possam ser multiplicadores desse conhecimento, influenciando suas famílias e demais pessoas do meio onde estão inseridos sobre a construção de práticas mais inclusivas", destaca a jovem pesquisadora.

Prêmio é incentivo para inserção de estudantes no meio científico

De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, o Prêmio Novos Pesquisadores visa estimular a inserção dos estudantes da Educação Básica em ações e procedimentos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a curiosidade, a criatividade, o interesse e resgate histórico, o questionamento à realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos, através do desenvolvimento de artigos científicos sobre Maricá.

Durante o lançamento da 6ª edição do Novos Pesquisadores, em julho, a secretária de Ciência, Tecnologia e Formação de Maricá, Adriana Costa, destacou a importância do fomento municipal à iniciação científica.

“Um dos principais motores do avanço da ciência é a curiosidade humana. A produção científica movida por essa curiosidade tem sido capaz de abrir novas fronteiras do conhecimento. Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. Pensando nisso, estamos estimulando os adolescentes da nossa cidade a participar desse projeto”, disse a secretária, na época.

O Prêmio Novos Pesquisadores é voltado à alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do último ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 3º ano do Ensino Médio. Os três primeiros colocados de cada categoria, além do orientador, receberão um notebook e um certificado como prêmio.

O ranking final com os dez finalistas da categoria Ensino Médio ficou da seguinte forma:

  • 1º Regiane de Souza Costa e Clara Soares Peixoto (IFF): 98,799 pts, com o artigo "Viver a cidade: Experiências ao ar livre e qualidade de vida";
  • 2º Isabela Bastos de Carvalho e Anna Luisa Pacheco (IFF): 97,667 pts, com o artigo "Rumo a inclusão: A intersecção entre a discriminação e a pessoa com deficiência";
  • 3º Josane Assis Costa e Renê Ramalho Sader Filho (E.E. Darcy Ribeiro): 97,599 pts, com o artigo "Inovações Tecnológicas no Saneamento de Maricá : Desafios e Oportunidades";
  • 4º IFF Gabriel Gonçalves da Silva e Camila Vieira Lopes (IFF): 97,267 pts, com o artigo "Os desafios da mobilidade urbana em Maricá";
  • 5º Gabriel Macedo Poeys e Raissa Torres de Azevedo (CE Elisiário Matta): 96,667 pts, com o artigo "A importância da biblioteca pública em Maricá e a promoção do hábito de leitura";
  • 6º Thamiris Oliveira de Araujo e Rodrigo Araujo Baldessarini (IFF): 96,633 pts, com o artigo "A influência dos projetos sociais ligados a arte na vida dos cidadãos maricaenses";
  • 7º Fernando Gil Portela e Maria Carolina Madacon (IFF): 96,166 pts, com o artigo "Meu novo lugar: As políticas adotadas em Maricá";
  • 8º Marcia Costa Ferreira Pinto e Khauany da Costa Freitas (CE Elisiário Matta): 95,367 pts, com o artigo "Maricá: A erradicação do analfabetismo de Jovens e Adultos";
  • 9º Gabriel Macedo Poeys e Yam Gabriel Ferreira (CE Elisiário Matta): 93,766 pts, com o artigo "A questão da engenharia de trânsito de Maricá";
  • 10º Gabriel Macedo Poeys e Luana Rafaela de Souza Castro (CE Elisiário Matta): 93,500 pts, com o artigo "Acesso Livre".

 

O resultado final está disponível na página 14 do Jornal Oficial de Maricá (JOM), edição 1534, de 13 de dezembro de 2023, que pode ser acessado AQUI.