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Turmas de Meio Ambiente do IFF Maricá constroem composteiras para produção de adubo no campus

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 01/04/2025 12h50, última modificação 01/04/2025 13h29
Trabalho faz parte da avaliação final dos estudantes e será usado por toda a comunidade ao longo do ano de 2025.
Composteira no IFF Maricá

As novas composteiras estão localizadas nos fundos do Bloco Pedagógico

O período de avaliações finais do ano letivo de 2024, que está acontecendo nestes meses de março e abril no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá, tem ido muito além de salas repletas com estudantes em silêncio fazendo provas escritas. A aprovação, em muitos casos, depende também de mostrar na prática conhecimentos que foram obtidos ao longo de todo o ano letivo.

É o caso das turmas de 2º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, que nesta terça-feira, 1º de abril, concluíram um trabalho que envolveu o planejamento, montagem e divulgação de uso para a comunidade de composteiras que serão usadas ´para a produção de adubo no campus. A atividade fez parte da avaliação da disciplina de Química, ministrada para as duas turmas de 2º ano de Meio Ambiente pelo professor André Coelho.

Compostagem é uma técnica em que o resíduo orgânico é degradado biologicamente por microrganismos, como insetos, fungos e bactérias, até se transformar em adubo natural. As duas novas composteiras poderão ser usadas por toda a comunidade interna para o descarte de resíduos, se somando a uma composteira já em operação no campus, mantida pela equipe do projeto de pesquisa "Desenvolvimento de Projetos Maker - soluções para um campus mais sustentável". O adubo produzido será aproveitado na área de jardinagem e numa futura horta a ser instalada no IFF Maricá, substituindo produtos que tenham em sua composição aditivos químicos, como agrotóxicos.

"A proposta de montagem de uma composteira como ferramenta de avaliação se baseou na possibilidade de termos um trabalho feito pela turma de forma coletiva, em prol de uma técnica que faz parte da formação do profissional de Meio Ambiente e que também pode ser replicada na rotina familiar deles. Com a composteira, eles conseguem observar a quantidade de resíduos sólidos, antes descartado no lixo, que pode ser aproveitada de forma muito rica e eficiente", ressalta o professor André Coelho, explicando ainda que as composteiras serão mantidas pelas turmas ao longo de todo o ano letivo de 2025.

Aluno da turma 2B de Meio Ambiente, Marcos André Silva conta ter ficado satisfeito com o resultado do trabalho feito por seu grupo.

"Não foi fácil, tivemos que cavar bastante debaixo do sol uma grande circunferência para instalar a cerca e, depois, toda a turma se juntou para ir montando as camadas da composteira, trazendo de casa os resíduos próprios para o descarte. Mas valeu muito a pena, a melhor parte foi a ação em conjunto, com todos se mobilizando para a composteira dar certo. É uma experiência que levamos para as nossas vidas", destacou o estudante.

Para o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Maricá, Luis Felipe Umbelino, que também é professor da área de Meio Ambiente, atividades como essa são fundamentais no processo de formação discente.

"O curso técnico precisa ter experiências práticas como essa, contribuindo de forma diferenciada para a formação do aluno, trazendo vivências no dia a dia das aulas", destaca.

Estudo de caso e simulação também fez parte das avaliações

O trabalho entregue nesta terça-feira não foi a única avaliação prática das turmas de 2º ano de Meio Ambiente na semana. No dia anterior, 31 de março, eles já haviam apresentado uma simulação de operação de uma empresa de reuso de água, dessa vez como requisito da disciplina de Saneamento, ministrada pelo professor Emerson Brum, de Biologia.

Na avaliação, a turma precisou se dividir em grupos para encontrar soluções possíveis para desafios propostos num estudo de casos simulado. Eles precisaram montar toda a estrutura da empresa simulada e apresentá-la a uma comissão avaliadora, abordando questões referentes a operações técnicas, controle de qualidade, marketing e gestão, com base em pesquisas realizadas em empresas reais em operação na região.

"Essas avaliações práticas nos fazem aprender, ao mesmo tempo, de uma forma muito mais leve e também mais aprofundada, parece que o conteúdo fica mais bem fixado, porque a gente tem que ir resolvendo os problemas que vão surgindo e entendendo o que está dando certo, além de aprender a aplicar no mundo real aquilo que aprendemos de forma teórica", contou o estudante da 2B, Nathan dos Santos.

O ano letivo de 2024 para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio está sendo finalizado neste mês de abril no IFF Maricá, com as recuperações e conselhos de classe. Em 5 de maio, o campus dará início ao ano letivo de 2025 do Integrado, com o ingresso dos estudantes matriculados a partir do Processo Seletivo 2025.1. Para os Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes, o calendário é diferenciado, com as aulas de 2025 tendo iniciado em fevereiro.