CAMPUS MARICÁ

Notícias

Trabalho acadêmico

Turmas do 3º ano do IFF Maricá produzem, na disciplina de Biologia, mostra para divulgação científica sobre Educação Sexual

por Ana Paula Rocha Viana publicado 02/12/2025 08h17, última modificação 02/12/2025 08h19
Pôsteres feitos pelos estudantes ficarão em exposição no campus, abordando conhecimentos científicos sobre temas como prevenção de doenças, genética e anatomia.
Exposição sobre educação sexual no IFF Maricá

O material produzido pelos alunos será usado para divulgação científica.

Uma atividade avaliativa produzida na disciplina de Biologia das turmas de 3º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Maricá, resultou no início da organização de uma exposição para divulgação científica sobre temas relacionados à Educação Sexual no campus.

Os trabalhos foram apresentados em formato de cartaz/ pôster, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, inicialmente em sala de aula. O resultado das pesquisas feitas pelos alunos e a organização do conteúdo foram tão didáticos e aprofundados que a professora da disciplina, Paula Vieira, decidiu pela exposição do material para a comunidade interna, como forma de ampliar o conhecimento entre os demais alunos.

Segundo a professora, a sexualidade é um dos módulos trabalhados em Biologia, no Nível Médio, e aborda o ensino sobre a anatomia e aspectos comportamentais relacionados à reprodução humana, promovendo por exemplo o conhecimento sobre a prevenção de doenças e de gravidez precoce, além de ser uma forma de enfrentamento da violência sexual contra adolescentes.

“A partir de semana que vem, esses cartazes e pôsteres vão estar disponíveis na escola, como forma de divulgação científica, justamente para que toda nossa comunidade interna possa consultar e ter mais informações sobre assuntos variados relacionados ao tema. Há desde abordagens sobre prevenção e vacinas disponíveis no SUS, até o conhecimento sobre genética e de doenças relacionadas ao aparelho reprodutor”, destaca Paula Vieira.

Exposição ficará no Bloco Pedagógico

O módulo trabalhado em sala de aula aborda ainda questões sociais, como pobreza menstrual.

“Eles puderam conhecer as diferentes realidades que existem, sendo uma delas a da pobreza menstrual. Ainda hoje em dia, muitas meninas e mulheres não têm acesso a absorvente e cuidados básicos de higiene porque não há, por exemplo, nem água em casa. O objetivo desse trabalho é que eles tenham mais conhecimento, apliquem esse conhecimento de forma científica e sejam também instrumento de divulgação da ciência”, ressaltou a professora.

A exposição ficará em cartaz no Bloco Pedagógico ao longo da semana que vem.