POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Certific-Pesca inicia atividade no Farol

por admin publicado 17/10/2012 11h01, última modificação 15/12/2017 16h14
Atividades estão sendo realizadas pela equipe da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental do IFF com os pescadores da colônia Z19, na praia do Farol de São Tomé.

O Instituto Federal Fluminense, através da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (Upea), está atendendo trabalhadores da pesca na praia do Farol de São Tomé, em Campos-RJ, com o curso de “Operador de beneficiamento de pescado” do Programa Certific-Pesca. A solicitação foi feita pela própria colônia Z19.

Com 160hs de aula, o curso deverá ser concluído em dezembro. Até lá, os 26 alunos terão aulas teóricas e práticas visando à formação educacional como também a formação profissionalizante. As aulas acontecem às terças e quartas-feiras, no turno da tarde.

Além de diversas atividades e palestras, o Certific-Pesca no Farol também vai contar com mini-cursos complementares respondendo as demandas levantadas pelos próprios pescadores sobre cooperativismo, manutenção de motores de barco, carpintaria naval, utilização e operação de GPS, primeiros socorros em alto-mar, entre outros.

No primeiro dia de aula, em 26 de setembro, o diretor da Upea, Vicente de Paulo Oliveira, realizou a apresentação do programa explicitando a importância deste para o fortalecimento dos profissionais da pesca, assim como as etapas para que seja concretizada cada atividade.

A equipe responsável pelo projeto a ser desenvolvido são: Flaviane Ferreira da Silva (pedagoga); Francisco Maurício Alves Francelino (licenciado em agronomia); Quênia de Aleluia (psicóloga) e Marcelo (técnico administrativo).

Para eles, “nota-se a grande participação e empenho dos pescadores, além do interesse pelo aprimoramento de suas habilidades na área da pesca. Espera-se, com isto, que seja promovido um bom e eficaz programa de capacitação e que no futuro tenhamos maiores e melhores possibilidades no mercado de trabalho para nossos pescadores”.