POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

CERTIFIC reconhecerá trabalhadores

por admin publicado 14/07/2010 12h06, última modificação 15/12/2017 16h15
Programa CERTIFIC do MEC, em parceria com os Institutos Federais, promove reconhecimento e capacitação de trabalhadores não formais.

Técnicos da Reitoria e do campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense, já discutiram a implementação do CERTIFIC. O Programa é uma parceria do Mistério da Educação – MEC com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para que possam atuar como centros certificadores de conhecimentos não formais.

No segundo semestre de 2010, profissionais do IF Fluminense irão procurar os pescadores de São João da Barra e Farol de São Tomé para realizar a pré-inscrição deles e para que sejam feitos os exames de avaliação de competências. Se aprovado, o trabalhador vai receber um certificado que valida os conhecimentos construídos fora da escola, promovendo a inclusão social. Todo este trabalho vai ser feito na Unidade de Pesquisa e Extensão do IFF, a UPEA.

Para a concretização do CERTIFIC, seis servidores do IFF participaram da capacitação de certificação em João Pessoa, PA. Com isso, estes funcionários vão poder oferecer cursos de formação inicial para os trabalhadores e promover a integração deles, através da educação básica.

“Aproveitando o conhecimento que os mesmos têm sobre a pesca, o CERTIFIC atuará juntamente com o IF Fluminense promovendo o reconhecimento da capacidade dos trabalhadores da área pesqueira, resultando em elevação da escolaridade desses profissionais”, afirma Rogério Burla, coordenador da UPEA.