POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Ciências do mar na pauta dos Institutos Federais

por admin publicado 28/03/2014 19h30, última modificação 15/12/2017 16h12
O workshop "Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar: Ensino Técnico", organizado pelo Comitê Executivo-PPG-Mar, foi realizado em 25 e 26/03, em Brasília.

O evento teve o objetivo de ampliar os debates sobre a formação de recursos humanos em ciências do mar nos Institutos Federais. Durante o workshop, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) da Educação Profissional e Tecnológica, dentro do Comitê Executivo PPG-Marque terá o prazo de seis meses para fazer um diagnóstico dos cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) desenvolvidos na rede EPT voltados para ciências do mar.

Até então, os Institutos Federais não participavam efetivamente do grupo de instituições do PPG-Mar, em sua maioria Universidades, além de representantes do CNPq e de ministérios.

“A participação dos Institutos Federais neste Comitê é extremamente importante para o fortalecimento dos cursos técnicos e FIC (Certific, Proeja e outros) nesta área, com a possibilidade, inclusive, de financiamento de pesquisa e extensão por órgãos de fomento como CNPq”, explica Vicente Oliveira, diretor do campus Rio Paraíba do Sul/Upea e representante do IFFluminense no GT.

Atualmente, os Institutos Federais da Paraíba, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Norte já formalizaram parceria com a Marinha do Brasil para ministrar cursos do ensino profissional marítimo para pescadores, fluviários e portuários. “O IFFluminense está em processo de credenciamento para participar também desta parceria”, acrescenta Vicente.

Além do IFF, marcaram presença no workshop representantes de diferentes Institutos, tais como, IFAM, IFCE, IFPB, IFMT, IFSC e IFPA.

Saiba mais: A “Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar“ é uma ação desenvolvida no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), conforme inicialmente estabelecido no VI Plano Setorial para os Recursos do Mar.

Criado pela Portaria nº 232/2005, do Comandante da Marinha/Coordenador da CIRM, o Comitê Executivo PPG-Mar, visa apoiar, consolidar e avaliar a formação de pessoal em Ciências do Mar, por intermédio de cursos de graduação e pós-graduação.

Ciências do Mar é a área do saber que se dedica à produção e disseminação de conhecimentos sobre os componentes, processos e recursos do ambiente marinho e zona de transição.

(Publicada em 28/03/2014)