POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Desafio movimenta Inova IFF

por admin publicado 18/11/2015 14h00, última modificação 15/12/2017 16h14
O evento Inova IFF ocorre até quinta-feira,19 de novembro. Na tarde do dia 18, um desafio movimentou o campus Rio Paraíba do Sul/Upea.

Estudantes de diversas unidades do instituto se encontraram no Inova IFF 2015, na última terça-feira, para participar do Desafio Inova IFF. Apresentaram projetos ligados à problemática das alternativas à energia termelétrica, fonte poluidora e cara, em voga nesses tempos de crise hídrica, em que as hidrelétricas diminuem sua produção.

Dentre os grupos está o da estudante Gabrielle Azevedo, do Curso Técnico em Meio Ambiente do campus Bom Jesus, que abordou a utilização do chorume para a geração de energia. Segundo Gabrielle, “o chorume é uma fonte continua, pois provêm do lixo, que nunca para de ser gerado. Ela também destaca que, além de barato, o uso do fluido para esses fins evitaria que cerca de 1700 toneladas de gás carbônico fosse lançado na atmosfera por sua combustão. “O excedente seria tratado, para que não fosse lançado em rios ou na atmosfera”, explica.

Cerca de 30 trabalhos foram avaliados por professores e consultor da Enel, sob os critérios inovação tecnológica, potencial de impacto do projeto, aderência ao tema do desafio, execução, domínio da ferramenta, apresentação e poder de síntese. Os vencedores ganharão uma vaga no curso sobre impressoras 3D a ser ministrado na unidade.

“O desafio tem sido um sucesso” - avalia o diretor da Upea, Vicente de Oliveira - “temos visto projetos interessantes e pertinentes. Além disso, ficamos muito felizes ao ver estudantes de áreas distantes, como Bom Jesus, Cordeiro vindo participar e apresentar seus projetos”, finaliza.

Doação: Durante o evento, foi informado que o Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental, do campus Guarus, está organizando pontos de doação de água mineral, para as cidades que sofrem com o desastre do rompimento da barragem de mineração em Mariana-MG. Locais de coleta: campus Guarus e Rio Paraíba do Sul, Academia Espaço Saúde e Loja Leão das Baterias.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 18/11/2015)