POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Estudantes apresentam artigo em simpósio

por admin publicado 01/08/2014 16h28, última modificação 15/12/2017 16h15
Artigo escrito por estudantes do campus Rio Paraíba do Sul/Upea foi aceito no III Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades, que será realizado de 04 a 08/08.

O artigo “Estudo sobre saneamento básico e qualidade da água na laguna de Iquipari em São João da Barra: uma discussão sobre os impactos socioambientais da área em questão” foi aceito na modalidade resumo expandido para publicação, no III Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades, que será realizado na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio (PR), de 04 a 08 de agosto de 2014.

De autoria dos estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente do Pronatec/Upea, Letícia Cordeiro de Sousa, Pamela Barros Monteiro Santos, Raphael Salles Pontes da Silva e Gabriel da Glória Menezes, o trabalho teve como foco a situação ambiental da lagoa e o comportamento das pessoas que frequentam o local.

“Iniciamos com uma revisão bibliográfica sobre as lagoas, depois fizemos uma pesquisa de campo com fotos e aplicação de questionário com os moradores próximos ao local, turistas e com os comerciantes”, explica Letícia. Os estudantes entrevistaram 60 pessoas e identificaram que 60% delas deixam lixo no local ou jogam lixo na lagoa.

“Concluímos que, atualmente, a qualidade da água da lagoa está comprometida devido ao lixo lançado e, também, esgoto. Percebemos que essa situação está se agravando com o aumento da população de São João da Barra e que, como o Superporto do Açu utilizará a água desta e outras lagoas, a tendência é que novos problemas sejam identificados como, por exemplo, o assoreamento”, ressalta Letícia.

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 01/08/14)