POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Estudantes apresentam suas pesquisas

por admin publicado 09/05/2014 18h11, última modificação 15/12/2017 16h14
Durante o II Encontro de Pesquisa e Extensão (Enpex) campus Rio Paraíba do Sul/Upea, realizado no dia 07 de maio, estudantes do IFFluminense apresentaram suas pesquisas.

Pesquisas relacionadas à conservação do Meio Ambiente, além de fazerem parte das atividades cotidianas de vários estudantes do IFFluminense, contribuem com diversas melhorias para a região. Indo ao encontro desses objetivos, o II Encontro de Pesquisa e Extensão (Enpex) campus Rio Paraíba do Sul/Upea, que ocorreu na última quarta-feira, 07 de maio de 2014, contou com participação de professores e alunos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do IFF e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

Cerca de 20 projetos, entre as áreas de Pesquisa e Extensão, foram apresentados no evento, cujos objetivos principais são organizar, oficializar e compartilhar os projetos realizados pelos pesquisadores da rede. Os trabalhos adotaram temáticas que são vinculadas às ações de pesquisa priorizadas pelo campus, como Energia e Qualidade de Água. Além disso, os trabalhos também foram financiados e apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Este evento”, explica Vicente de Oliveira, diretor do campus Rio Paraíba do Sul/Upea, “surgiu da necessidade de dar visibilidade interna e externa aos projetos que estão sendo realizados no campus. Muitas vezes o coordenador de um projeto não conhece o que um outro coordenador está produzindo”.

Para os alunos participantes, o II Enpex contou como uma boa experiência acadêmica e uma oportunidade singular para compartilhar saberes. “É um evento interessante porque, ao mesmo tempo, você consegue aprender e ensinar coisas novas. É muito gratificante”, afirma Rebeca Silva Fernandes, aluna do Curso Bacharelado em Engenharia Ambiental, que realizou um trabalho de análise sobre a dinâmica hídrica do sistema Vigário-Campelo-Cataia na Baixada Campista.

Eron Terra e Letícia Nogueira, alunos, respectivamente, dos Cursos Bacharelado em Engenharia Ambiental e Licenciatura em Ciências da Natureza, realizaram um estudo sobre uma estação de baixo custo para tratamento de esgoto. Eles planejam testar o equipamento no campus e, se houver uma futura parceria com as prefeituras locais, outras comunidades poderão ser beneficiadas pelo serviço.

“Um dos objetivos do nosso projeto é levar saneamento básico de qualidade para as comunidades rurais próximas à Upea, pois algumas pesquisas mostraram que o saneamento básico dessas regiões está deficiente” afirma Eron.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 09/05/2014)