Notícias
Instituto recebe servidores do IF Amapá
Pedro Macedo, Severina Telécio, Carmem Ângela Tavares e Lucilene Melo chegaram em Campos na segunda-feira, 14 de outubro, e foram recebidos pelo diretor do campus Rio Paraíba do Sul/Upea, Vicente de Oliveira, e o coordenador do Certific no campus, Francisco Francelino.
Eles conheceram as instalações da Upea, o trabalho realizado com a turma da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) e tiveram a oportunidade de conversar sobre o Certific: seu processo de implantação, execução, articulação com a comunidade e poder público, assim como os desafios do programa.
O objetivo é trocar informações com os gestores do IFF, onde o programa já é realizado desde 2010. Atualmente, o Instituto é referência em todo o Brasil na realização do Certific.
“Temos o desafio de implantar o programa no IF Amapá, logo, compreender o processo e entender sua realidade é fundamental”, explicou Pedro, que veio representando a Pró-Reitoria de Extensão.
Severina, que também faz parte da equipe da Pró-Reitoria de Extensão, destacou que o objetivo é esclarecer questões administrativas e pedagógicas, analisar os processos segundo a realidade de atuação do IF Amapá e implantar o programa ainda neste ano. “Temos três possibilidades de atuação: Pesca, Construção Civil e Hospitalidade”, disse.
Representando o campus Laranjal do Jari, Carmem complementou dizendo que também há expectativas de promover a certificação na área do extrativismo de castanha-do-pará.
De acordo com Francisco, os visitantes poderão conhecer o trabalho que vem sendo realizado com êxito na área da Pesca, por exemplo, no sentido de reconhecer não apenas os conhecimentos, mas o potencial desses trabalhadores, inserindo-os no contexto social.
“Nosso principal objetivo será apresentar aos colegas o que deu certo até o momento, assim como as limitações. E o que poderemos traçar para superar as barreiras”, afirmou.
Os servidores do IF Amapá visitaram, ainda no dia 14, as atividades do Certific com os pescadores de Barra do Itabapoana; na terça-feira (15) irão conhecer o programa Certific Eletroeletrônica, no campus Campos-Centro, e à noite irão à praia de Atafona, em São João da Barra-RJ, onde é realizado o curso para pescadores da Colônia de Pesca; na quarta-feira (16) estarão no campus Campos-Guarus onde são realizadas ações do Mulheres Mil e Unati; e na quinta (17) irão a Cabo Frio participar do Seminário de Ecotoxicologia.
Saiba Mais: Atualmente o IFF oferece dois cursos pelo Programa de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada: Eletricista Instalador Predial e Trabalhador de Preparação de Pescado.
Conheça o Certific AQUI.
Conheça o Instituto Federal do Amapá AQUI.
(Publicada em 15/10/2013)