POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Palestra sobre avaliação do saber

por admin publicado 19/04/2013 10h30, última modificação 15/12/2017 16h14
O palestrante foi o sociólogo e professor Casemiro Mota, do Instituto Federal Catarinense. Casemiro falou de modelos de avaliação para certificação profissional.

A palestra sobre "Reconhecimento de Saberes sob a Ótica da Avaliação Formativa”, promovida pelo Curso de Formação de Avaliadores da Rede Certific, através do campus Rio Paraíba do Sul, aconteceu na tarde do dia 18 de abril de 2013, no Auditório Reginaldo Rangel, no campus Campos-Centro.

Discorrendo sobre o modelo de avaliação para a certificação profissional, esteve presente no evento o sociólogo, filósofo e professor Casemiro Mota, do campus Araquari, do Instituto Federal Catarinense.

O sociólogo apresentou a importância de uma avaliação no campo profissional, que seja diferente da convencional. Embora seja técnico, esse alternativo modelo de avaliação não se enquadra a padrões acadêmicos. Casemiro falou sobre avaliar o fazer do “outro” (conceito antropológico) sem desqualificá-lo e comentou a respeito:

"O ‘outro’ está fazendo há muito tempo. Não posso destituí-lo do que fez. É importante validar tudo o que ele construiu. Esse tipo de avaliação é diferente da avaliação escolar, pois é uma avaliação de processo, que reconhece o percurso – começo, meio e fim; reconhece o caminho feito até aqui. Esse saber do ‘outro’ está constituído em muitas áreas", explicou.

O projeto — A Rede Certific é um programa do Ministério da Educação que dá a profissionais que possuem apenas experiência prática uma certificação de seus saberes adquiridos ao longo da vida. Profissionais das áreas de Música, Construção Civil, Turismo e Hospitalidade, Eletroeletrônica ou Pesca, que não possuem sua qualificação reconhecida de maneira formal podem entrar em contato com uma das escolas que atuam com o projeto para se formarem e obterem o diploma.