POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Dissertação de Mestrado

Pesquisa apoiada pelo Polo de Inovação avalia qualidade da água na represa de Juturnaíba

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/08/2016 14h58, última modificação 12/08/2016 17h09
Aluna do Mestrado em Engenharia Ambiental do IFFluminense realiza pesquisa para avaliar a qualidade da água e da contaminação da ictiofauna (conjunto de peixes) por metais pesados em represa responsável pelo abastecimento de água na região dos Lagos.
Pesquisa avalia  qualidade da água na represa de Juturnaíba.jpg

Marla e o orientador Vicente durante pesquisa no rio Capivari

 A dissertação de mestrado “Impacto da Ação Antrópica sobre a Qualidade da Água e da Ictiofauna da Represa de Juturnaíba – Silva Jardim – RJ – Brasil” foi defendida pela pesquisadora Marla Regina Domingues de Moraes, orientada pelo professor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto, Vicente de Oliveira.

 O trabalho comparou análises físico-químicas e microbiológicas da água dos rios São João, Capivari e Bacaxá, com as análises realizadas na desembocadura destes rios na represa de Juturnaíba. A pesquisa apontou maior alteração nos parâmetros de oxigênio dissolvido no rio Capivari e alterações consideráveis nos parâmetros de coliformes termotolerantes nos rios Capivari e Bacaxá, indicando contaminação.

 O São João, principal rio da Bacia e maior contribuinte de águas para a represa, no trecho analisado, o médio São João, ainda é o que melhor se encontra no quesito qualidade da água, embora apresente coliformes termotolerantes com valores bastante expressivos. De forma geral, está em boas condições de manter a vida aquática em equilíbrio”, afirma Marla.

 De acordo com Marla, a pesquisa revelou que “a represa de Juturnaíba foi a que apresentou as melhores condições nos parâmetros analisadosembora os rios Capivari e Bacaxá conduzam água contaminada para eladevido a sua boa capacidade de autodepuração e tempo de residência da água de 38 dias. A represa entrega ao baixo rio São João águas que poderiam ser consideradas como excelentes”, destaca a pesquisadora, afirmando que, pela importância do reservatório, que é responsável pelo abastecimento da região dos Lagos, a qualidade de suas águas deve ser constantemente monitorada.

 A dissertação foi defendida na quinta-feira, dia 04 de agosto, na Reserva Biológica de Poço das Antas, na localidade de Aldeia Velha, em Silva Jardim. A banca contou com a presença dos professores Marcelo Gomes de Almeida (Uenf) e Manildo Marcião (IFFluminense).

 A defesa contou, também, com a participação de gestores da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado e do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João. Devido aos resultados obtidos e as perspectivas de pesquisa apontadas pelo estudo, o orientador Vicente de Oliveira, aproveitou a oportunidade para encaminhar uma parceria com os dois órgãos. “A Marla transformará parte do trabalho em um relatório técnico e dará continuidade à pesquisa na represa de Juturnaíba, que é tão importante para a região, junto com os órgãos gestores da Bacia”, destaca Vicente.

 Apoio do PICGMarla ressalta que o Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG) foi fundamental no desenvolvimento de sua pesquisa. “O apoio veio desde a equipe de campo, que me acompanhou na coleta de materiais para análise até a equipe técnica do Laboratório de Monitoramento das Águas da Foz do Rio Paraíba do Sul (Labfoz), que auxiliou na separação dos materiais para as coletas e nas análises da água”.


Comunicação Social da Reitoria