POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Polo de Inovação do IFF oferece oportunidades para bolsistas e estagiários

por Polo de Inovação com Comunicação Social da Reitoria publicado 21/10/2022 15h55, última modificação 21/10/2022 15h55
Experiência na unidade proporciona que o estudante resolva problemas reais da sociedade, na prática, utilizando a teoria adquirida no IFFluminense.
Polo de Inovação do IFF tem oportunidades para bolsistas e estagiários

(Imagem: Divulgação/Polo de Inovação)

O Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG), do Instituto Federal Fluminense, por meio de editais, dispõe de vagas para bolsistas e estagiários que podem aprender mais e melhor com as oportunidades oferecidas. A unidade proporciona aos alunos a possibilidade de lidar com a inovação, aprendendo a resolver, na prática, problemas reais usando a teoria adquirida no Instituto, além de desenvolver outras habilidades, como liderança e proatividade.

No Polo, são incentivadas diversas formas de educação ativa, uma delas é a Educação 4.0, um método de ensino iniciado no mundo maker, que tem como base a execução, a "mão na massa". Assim, com a inserção dessas metodologias dinâmicas, ativas e tecnológicas, os bolsistas aprendem fazendo. No PICG, é ainda mais possível executar esses métodos, pois é oferecido todo o apoio técnico e aporte científico para executar e criar ideias mais inovadoras.

Além disso, é priorizada, também, a Problem-based Learning (PBL), que trata do aprendizado baseado em desenvolvimento de projetos. Ou seja, se aprende além da sala de aula e se torna um integrante ativo para a produção e participação da solução de problemas.

Um exemplo de sucesso do Polo de Inovação é o Thiago Rodrigues, da empresa Roveq, que foi um estagiário da unidade, onde encontrou caminhos para desenvolver e crescer o seu projeto de inovação e tecnologia. Hoje, como empresário e cliente do Polo, impulsiona sua empresa de soluções de robótica de inspeção. "Os subsídios Embrapii e a estrutura do Polo de Inovação são fundamentais para concretização de projetos de tecnologia que tornam as empresas mais competitivas. Nessa estrutura ganham as empresas, o meio acadêmico e o desenvolvimento tecnológico nacional", destaca Thiago.

O Polo Embrapii promove oportunidades aos alunos, que por meio da aprendizagem ativa e significativa, podem criar, desenvolver e participar de projetos de inovação tecnológica. Assim, adquirem experiências que abrem caminhos para geração de empregos. No momento, o Polo está oferencendo uma vaga para bolsista na modalidade PM-C e duas vagas na modalidade ENS-A. Os editais estão abertos até o dia 23 de outubro e podem ser acessados nos links abaixo:

Processo de seleção de bolsistas para atuação no projeto "PIFF-2207.0033 - Dispositivo autônomo vestível para monitoramento contínuo de sinais vitais com otimização do consumo de energia”

Processo de seleção de bolsistas para atuação no projeto "PIFF-2205.0031 - Desenvolvimento de processo de reaproveitamento e propagação de levedura para aumento de eficiência do processo de produção de cerveja especial, e automatização de processo de acompanhamento"

Para acompanhar as demais oportunidades e editais, fique atento às redes sociais do Polo de Inovação, no Instagram (@iff.polodeinovacao) e no Linkedin.