POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Polo de Inovação do IFF recebe prêmio da Embrapii

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/12/2023 18h01, última modificação 19/12/2023 15h58
Na primeira edição da premiação, o Polo de Inovação ganha na categoria de sustentabilidade.
Polo de Inovação do IFF recebe prêmio da EMBRAPII

Da esquerda para a direita: Rogério Atem (PI IFF), Tarique da Silveira Cavalcanti (PI do IFCE) e Leonardo Oliveira Tavares (PI IFF). Foto: Divulgação IFF.

A primeira edição do Prêmio de Reconhecimento de Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi realizada na noite de 13 de dezembro de 2023, em Brasília, em comemoração aos 10 anos de criação da Embrapii. Na ocasião, o Polo de Inovação do Instituto Federal Fluminense foi destaque.

O Polo de Inovação do IFF ganhou na categoria Unidade de Destaque dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). "O centro de pesquisa foi credenciado em 2015 na área de Tecnologias para Produção mais Limpa, com as linhas de Eficiência energética e fontes renováveis de energia; Redução, tratamento e reaproveitamento de resíduos; e Uso racional de recursos hídricos. Diversos projetos da Unidade contribuem diretamente para o avanço dos ODS no Brasil como, por exemplo, iniciativa para otimização de sistema de economia de água predial e um sistema inteligente para a logística reversa de óleo de cozinha", destacou a Embrapii durante a cerimônia.

O diretor de Inovação Tecnológica e coordenador da Unidade Embrapii IFFluminense, do Polo de Inovação, Rogerio Atem, exalta o esforço de todos os envolvidos nos projetos do Polo. "São anos de um trabalho que começou em 2014, em que diversos servidores e alunos de diferentes campi do IFF, além de terceirizados, colaboraram e colaboram, sempre buscando um crescimento das capacidades e do escopo de atuação, o aumento da densidade tecnológica dos projetos desenvolvidos, bem como o gerenciamento primoroso destes projetos", ressalta, acrescentando que o direcionamento estratégico mantido por diferentes gestores mostra o comprometimento com uma visão institucional da unidade, "do seu papel de formação de recursos humanos qualificados e da entrega de soluções tecnológicas para a sociedade".

"No momento em que a pauta Sustentabilidade é foco do mundo inteiro, sermos reconhecidos como a Unidade Embrapii Nº1 no Brasil em atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU é motivo de muito orgulho para o IFFluminense", destaca o diretor do Polo de Inovação, Leonardo Oliveira Tavares, lembrando que a unidade já foi contemplada com prêmios da Unesco-Unevoc (2019) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal 2020 e 2021).

Outras informações no Portal da Indústria

registrado em: , , ,