POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Polo de Inovação é apresentado a empresas

por admin publicado 06/04/2015 16h05, última modificação 15/12/2017 16h15
Equipe do Polo de Inovação se reúne com empresários da região para firmar parcerias. Desenvolvimento de tecnologia e serviços inovadores estão entre as metas.

 O Polo de Inovação do IFFluminense/Embrapii foi uma das cinco propostas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica aprovadas, recentemente, a partir de uma Chamada Pública da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) (Leia Mais). O Polo, que irá funcionar no campus Rio Paraíba do Sul/Upea, será uma unidade composta por laboratórios de pesquisa aplicada e desenvolverá ações de pesquisa e inovação, com foco em recursos hídricos, energia e resíduos.

 Empresas como a Codin, em Campos dos Goytacazes-RJ, o polo produtor de rochas ornamentais, em Santo Antônio de Pádua-RJ, empresas de energia, do setor cerâmico, em um total de 17 indústrias da região, demonstraram interesse por meio de carta de intenção quando o projeto do Polo foi elaborado e apresentaram suas demandas que envolvem destinação de resíduos industriais, conservação e reúso de água, redução da poluição, otimização de matérias-primas, etc.

 “Com a aprovação do Polo, a etapa agora consiste na formalização dessas parcerias. Estamos visitando as empresas, comunicando a aprovação do credenciamento da unidade e apresentando nossas propostas. Também estamos realizando reuniões nos campi do IFFluminense com os servidores para divulgação do trabalho e envolvimento de toda a comunidade”, explica Vicente de Oliveira, diretor do Polo de Inovação.

 Nos últimos dias, a equipe visitou diversas empresas. Para discutir o projeto “Central de Transbordo e Gestão de Resíduos da Codin” que envolve a Associação das Indústrias da Companhia de Desenvolvimento Industrial do estado do Rio de Janeiro (AIC - Codin) e mais 12 empresas que atuam no Distrito Industrial, em Campos-RJ, foi realizada uma reunião no dia 24 de março, na sede da Schulz. O objetivo do projeto é dar uma destinação correta aos resíduos, resolvendo de forma coletiva e integrada o problema de geração de resíduos nestas indústrias.

 “Apresentamos este projeto ao Polo de Inovação do IFF e ele foi aprovado. Nossa expectativa é grande porque significará um diferencial das empresas no mercado. Estamos trabalhando em conjunto para que se concretize, pois o problema dos resíduos existe e precisamos de soluções inovadoras para seu destino correto, o que demonstra nossa preocupação com o meio ambiente e o cumprimento da legislação”, relata Lucas Vieira, presidente da AIC e gerente administrativo da Shulz.

 De acordo com Maria Carla Ferreira que integra a equipe do Polo de Inovação, as reuniões têm sido positivas. “Os empresários vêm demonstrando muito interesse em entender o funcionamento do Polo e ansiedade em ver o escopo dos projetos, para que tenham uma visão mais ampla de suas responsabilidades e metas a serem cumpridas”, conta.

 Também foram realizadas visitas às empresas Cerâmica Rodolfo Gama - Arte Cerâmica Sardinha, em São Sebastião/Campos-RJ; Galio Sollos, empresa de cosméticos em Goytacazes/Campos-RJ; e à Cerâmica Indiana LTDA, em Barcelos/São João da Barra-RJ.

 Outra empresa visitada foi a Purac Síntese, em Campos-RJ, para o desenvolvimento do projeto já prospectado na proposta do Polo de Inovação "Recuperação do ácido lático contido no resíduo da destilação de ácido lático", que objetiva desenvolver técnicas de recuperação do ácido. A reunião aconteceu no dia 20 de março, na sede da empresa, e contou com a presença de Vicente, além do professor do IFF-Campos Centro, Rodrigo Martins Fernandes; do professor do IFF-Itaperuna, Willians Salles Cordeiro; e de Robson dos Anjos, diretor industrial da Purac Síntese.

 A equipe também iniciou agora em abril as reuniões nos campi e dará prosseguimento, ao longo do mês, às visitas às indústrias da região. Já estão na programação: Nativitta, que se dedica à coleta, transporte e destino de resíduos perigosos, em Itaperuna-RJ; Sindgnaisses, que estimula o desenvolvimento do setor de rochas ornamentais, em Santo Antônio de Pádua-RJ; e Isocamp, indústria especializada em moldagem de EPS - isopor, em Campos.

 

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 06/04/15)



— registrado em: