POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Polo de Inovação tem mês de plena atividade

por admin publicado 18/05/2015 21h15, última modificação 15/12/2017 16h15
Integrantes do Polo de Inovação participaram de reuniões, visitas aos campi e às empresas com o objetivo de estabelecer parcerias, no mês de abril.

No mês de abril, o Polo de Inovação Embrapii IFFluminense (PI) deu continuidade aos trabalhos realizados em março, após o credenciamento por meio do Edital da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) (Leia Mais).

Foram feitas apresentações aos campi Cabo Frio, Macaé, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna. A recepção nas unidades do IFF tem sido positiva e os servidores têm mostrado interesse em participar de pesquisas.

A equipe do Polo se dedica a apresentar à comunidade o projeto; a área de atuação do Polo, que é de monitoramento e instrumentação para o meio ambiente com subáreas em resíduos, recursos hídricos e eficiência energética; as possibilidade de desenvolvimento de pesquisas inovadoras a partir de parcerias com as indústrias da região de abrangência do IFF; e como servidores e estudantes podem participar de forma ativa.

Como o Polo de Inovação vai atuar em uma região com cadeia produtiva bem diversa, o diálogo com o setor produtivo está sendo fortalecido no sentido de identificar demandas e firmar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas com o objetivo de trazer soluções inovadoras para os problemas enfrentados pelas indústrias.

Foram feitas reuniões com empresas, tais como, a Nativitta, que é responsável pela coleta e destinação de resíduos hospitalares em Itaperuna-RJ; a Isocamp, fábrica de isopor na Codin, em Campos dos Goytacazes-RJ; o Sindicato de Extração e Aparelhamento de Gnaisses - Sindgnaisses, na Pedreira Paraíso, em Santo Antônio de Pádua-RJ, com quem o IFFluminense já desenvolve projeto; a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); e a Petrobras. Com esta última, o objetivo foi conversar sobre o programa de capacitação em gerenciamento de projetos do Polo de Inovação que terá como vertente, além da pesquisa, a capacitação de recursos humanos.

Para fechar a agenda do mês, foi realizado um encontro entre Luiz Viana, diretor da Transeletron Serviços Técnicos Especializados Ltda; Vicente de Oliveira, diretor do Polo de Inovação e Ronaldo Paranhos, diretor presidente da Incubadora Tec Campos, para conversar sobre o futuro da Inovação Tecnológica como alavanca de desenvolvimento do Norte Fluminense. Neste encontro, foram discutidos assuntos relacionados com a questão de gestão, treinamento e formação dos alunos das instituições de ensino.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 18/05/15)