POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Inova IFF

Polo de Inovação treina estudantes para Torneio de Robótica

por Comunicação Social do Polo de Inovação com Reitoria publicado 20/07/2016 13h48, última modificação 21/07/2016 15h04
Equipes dos campi Campos Centro, Quissamã, Macaé e São João da Barra estão sendo treinadas para a competição, que acontecerá no dia 24 de agosto, durante o III Inova IFF.
Polo de Inovação Campos dos Goytacazes treina equipes para Torneio de Robótica.jpg

Professor Maurício Ferrarez treina equipe para Torneio de Robótica

O Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do IFFluminense - Embrapii iniciou, no dia 12 de julho, o treinamento das equipes que participarão do Torneio de Robótica, que será realizado durante a programação do III Seminário de Inovação Tecnológica do IFFluminense (Inova IFF), que, neste ano, tem como tema “Inteligência e Inovação para a Sustentabilidade”.

O Torneio de Robótica tem por objetivo incentivar os participantes a projetar e programar um robô, baseado no kit de Robótica da LEGO, para executar missões em uma arena padronizada. Cada equipe terá 150 segundos, em cada round, para cumprir o máximo possível de missões.

Para executar as missões, estudantes de cursos técnicos dos campi Campos Centro, Quissamã, Macaé e São João da Barra estão passando pelo treinamento, no Polo de Inovação, conduzido pelo professor do Curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Campos Centro Maurício Ferrarez.

Estamos apresentando aos alunos o kit LEGO, que possui mais de 300 peças, e as possibilidades de montagem para a construção do robô que executará as 10 tarefas que as equipes terão que cumprir durante o torneio”, explica Maurício, informando que o treinamento, que terá duração de cinco semanas, está sendo realizado em horários diferentes para preservar as estratégias de cada equipe.

Maurício acrescenta que a participação em torneios de robótica estimula o desenvolvimento da lógica de programação, além de motivar os estudantes a continuar os estudos na área tecnológica. “É uma robótica educacional, que utiliza conceitos de matemática, física e mecânica para programação do robô. A competição também fomenta o uso da tecnologia e a inovação, pois cada equipe deve apresentar uma solução inovadora durante as missões”, destaca o professor.

Comunicação Social do Polo de Inovação com Reitoria