POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Projeto multicampi de biodiesel no IFF

por admin publicado 13/06/2013 10h10, última modificação 15/12/2017 16h15
Campus Rio Paraíba do Sul/Upea realiza a primeira reunião com o objetivo de elaborar um projeto multicampi de biodiesel no Instituto Federal Fluminense (IFF). Saiba mais aqui.

A reunião foi realizada na terça-feira, 11 de junho de 2013, quando foram definidas as estratégias para a implantação do projeto multicampi de biodiesel, tais como:

•  Formalização da parceria institucional com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que cedeu a planta de biodiesel;
  •  Avaliação das melhores oleaginosas a serem cultivadas em cada campi  do IFF e as áreas disponíveis, considerando não só a produção de óleo como também a possibilidade de alimentação animal com os resíduos;
  •  Intercâmbio de informações sobre as pesquisas realizadas no cultivo, extração e beneficiamento do óleo na Pesagro-Rio, em Campos-RJ.
  •  Verificação da área necessária para instalação da planta de biodiesel e outros equipamentos a fim de se construir um galpão no campus Rio Paraíba do Sul;

De acordo com o Prof. Rodrigo Martins, Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFF, “a partir deste projeto poderão derivar muitos outros de pesquisa e de extensão, inclusive a possibilidade de criação de uma empresa a ser incubada pelo TEC-Campos envolvendo estudantes do IFF e da UENF”.

Participaram da reunião o Prof. Vicente Oliveira, Diretor Geral do campus Rio Paraíba do Sul; Prof. Rodrigo Martins, Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFF e pesquisador da Upea; a Profa. Tais Almeida, Diretora de Pesquisa e Extensão do campus Bom Jesus; Prof. Francisco Coaracy, Coordenador do Núcleo Avançado de Cambuci;  Prof. Luiz Fernando Mendes, do campus Campos-Guarus e pesquisador da Upea; Prof. Eduardo Azevedo Cordeiro, Pesquisador da Upea;  e o Prof. Luílcio Silva de Barcellos do campus Campos-Centro que realiza, atualmente, sua dissertação  de mestrado na UFF cuja temática é biodiesel.

A próxima reunião do grupo ficou agendada para o dia 26 de junho, pela manhã, no Núcleo Avançado de Cambuci.

Saiba Mais: A proposta de construção de um projeto multicampi de biodiesel surgiu após o recebimento da planta de biodiesel da Uenf, em maio deste ano. Os professores Rodrigo Martins, do campus Campos-Centro e Luiz Fernando Mendes, do campus Campos-Guarus, que atuam como pesquisadores na Upea, se reuniram no ano passado com o prof. Edmilson José Maria, Diretor do CCT/Uenf quando solicitaram a cessão da planta para o IFF (Leia mais).

(Publicado em 13/06/2013)