POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Reunião discute cursos para pescadores

por admin publicado 02/10/2014 19h40, última modificação 15/12/2017 16h15
Na última segunda-feira, representantes do IFF, da Marinha do Brasil e do setor pesqueiro e aquaviário da região discutiram aspectos e objetivos dos cursos.

Uma reunião com gestores do IFFluminense, com representantes da Diretoria de Portos e Costa da Marinha do Brasil e do setor pesqueiro e aquaviário foi realizada na última segunda-feira, 29 de setembro, com o objetivo de dar início às ações para efetivar o Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Esse documento, que foi assinado no dia 18 de setembro deste ano por representantes da Marinha do Brasil, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e do IFFluminense, tem por objetivo oferecer cursos de qualificação aos pescadores, aquaviários e fluviários da região.

A proposta inicial é de que, em 2015, sejam ofertados os cursos Pescador Profissional (Pop) e Pescador Profissional Especializado (Pep). O Pop contará com dois níveis – o primeiro com carga horária de 80h e sem exigência de escolaridade, e o segundo com carga horária de 160h e exigência mínima de sexta série completa. O Pep exigirá esse mesmo nível de escolaridade e contará com uma carga horária de 360h. Os cursos serão oferecidos pelo campus Rio Paraíba do Sul/Upea.

De acordo com o MPA, só na região Norte do estado do Rio de Janeiro há cerca de 1000 trabalhadores clandestinos na pesca industrial que precisam de capacitação, enquanto na pesca artesanal, a estimativa é de 2000 trabalhadores.

“Durante a reunião, foram apresentados também a estrutura do curso, ementas, bibliografia, equipamentos e materiais necessários, perfil dos professores, entre outras informações. A Capitania dos Portos será a interlocutora da instituição para acompanhamento dos cursos a serem ministrados”, destacou Vicente de Oliveira, diretor da Upea, acrescentando que outras reuniões serão realizadas para discutir o planejamento das ações.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 02/10/2014)