POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Reunião marca criação da Câmara Técnica da Pesca

por admin publicado 10/04/2013 12h52, última modificação 15/12/2017 16h15
A Câmara Técnica da Pesca (CTP) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul (CBH BPS) foi criada com o objetivo de discutir questões relativas ao setor pesqueiro da região.

A 1ª Reunião da Câmara Técnica da Pesca (CTP) foi realizada na última sexta-feira, 05 de abril de 2013, no campus Rio Paraíba do Sul – UPEA – do Instituto Federal Fluminense, em São João da Barra.

Composta por representantes municipais, estaduais e federais, a CTP vai promover discussões sobre pesca e recursos hídricos, os problemas relacionados a lagoas e canais, entre outros.

“Ela terá como um dos principais objetivos dar voz aos pescadores da região”, explicou o Diretor da UPEA, Vicente de Oliveira.

O representante da Colônia de Pescadores Z-19, Rodolfo Silva, foi eleito, por unanimidade, para coordenar a Câmara Técnica da Pesca e a representante da empresa Ecoanzol, Luiza Salles, foi eleita relatora do grupo.

A reunião foi marcada, também, pela realização do 1º Seminário da Câmara Técnica da Pesca com palestras que promoveram reflexões sobre os problemas que a área vem enfrentando, as capacitações oferecidas e o fortalecimento do setor pesqueiro na região.

Os palestrantes falaram sobre os cursos oferecidos para a formação de pescadores profissionais, as formas de ingresso e exigências, assim como a atuação do IFF em vários municípios da região, inclusive em comunidades de pesca.

Estiveram presentes, o capitão da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, de São João da Barra-RJ, Luiz Carlos da Silva; o representante do Ministério da Pesca, Sergio Henrique Silva; representantes da pesca regional; de Prefeituras e de órgãos como, por exemplo, Defesa Civil, FIPERJ, Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Asflucan, LLX, Nekton Ambiental e Sindicato Rural de Campos.

A 2ª Reunião Extraordinária da Câmara Técnica acontecerá no dia 12 de abril, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.