POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

TCC aborda condições de lagoas locais

por admin publicado 09/04/2014 18h36, última modificação 15/12/2017 16h12
Aluna do curso de Ciências da Natureza (Licenciatura em Química) avaliou a qualidade da água das Lagoas do Açu e do Salgado e desenvolveu projeto de Educação Ambiental.

Bruna Siqueira Corrêa, aluna do curso de Ciências da Natureza – Licenciatura em Química, do campus Campos-Centro, apresentou seu trabalho de conclusão de curso cujo objetivo de investigação foi obter uma avaliação da qualidade de água da Lagoa do Açu e da Lagoa do Salgado, conforme parâmetros físico-químicos e microbiológicos, e desenvolver um projeto de Educação Ambiental em parceria com a comunidade escolar do Açu.

Segundo a autora do trabalho, intitulado “Avaliação da Qualidade da Água nas Lagoas do Açu e Salgado como tema Transversal no Ensino de Química”, o aumento significativo da população residente no município de São João da Barra, fenômeno decorrente da implantação do Complexo Logístico e Industrial do Porto do Açu (CLIPA), acarretará na intensificação do uso de recursos hídricos e aumento dos resíduos gerados, colocando em risco a Lagoa do Açu, que é muito utilizada pelos moradores da região para banho e pesca, e a Lagoa do Salgado, que possui grande importância geológica, pois é o único lugar do Brasil que apresenta a ocorrência de estromatólitos, estruturas calcárias que demonstram a evidência de vida primitiva.

Também foi desenvolvido pela aluna um projeto de Educação Ambiental, que abordou temas como o resultado analítico dessas lagoas e a disponibilidade e poluição da água em geral. Procurou-se, por meio de aulas expositivas e saída de campo para as Lagoas, conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente e alertá-los sobre a importância da preservação dos recursos hídricos locais.

A defesa ocorreu em uma sala de aula do campus Rio Paraíba do Sul/Upea, no dia 28 de março, às 9h. Participaram da banca de defesa o professor Sérgio Batista (Química – IFF), a professora Flaviane Ferreira (Pedagogia – IFF) e o professor Vicente de Oliveira(director do campus), que também orientou a aluna na construção do projeto.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 09/04/2014)