POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Trabalho de Conclusão de Curso recebe nota 10

por admin publicado 21/08/2013 10h20, última modificação 15/12/2017 16h15
O Trabalho de alunos do curso superior de Engenharia de Controle e Automação do campus Campos-Centro foi desenvolvido com o apoio do campus Rio Paraíba do Sul/Upea.

Com o título “Projeto e Instalação de um Sistema de Automação em uma Estação de Tratamento de Água Superficial compacta na Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental do IFF”, os alunos Jader Freitas da Silva Ribeiro e Nathálie Terra de Azevedo, do curso superior de Engenharia de Controle e Automação do campus Campos-Centro, receberam nota 10 da banca avaliadora.

Participaram da banca o profº. Edson Simões dos Santos (Engenheiro de Controle de Automação), profº. Sergio Assis Galito de Araújo (orientador -M.Sc. em Engenharia Mecânica / UFF) e o profº. Vicente de Paulo Santos de Oliveira (D.Sc. em Engenharia Agrícola / UFV ).

O trabalho, realizado e financiado com apoio do campus Rio Paraíba do Sul/Upea, é baseado em uma iniciativa de facilitar a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) superficial que está instalada na UPEA.

De acordo com os estudantes, por meio de pesquisa, foi possível concluir que existem métodos e equipamentos para realizar a atividade de tratamento da água de acordo com normas atuais e com custos reduzidos em comparação à automação clássica, resultando em uma economia de aproximadamente 96%. A princípio, a solução encontrada foi substituir o controlador lógico programável (CLP) pelo microcontrolador Arduíno Mega.

(Publicada em 21/08/2013)