POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Upea adquire equipamento para simulação

por admin publicado 01/10/2013 17h40, última modificação 15/12/2017 16h14
O campus Rio Paraíba do Sul/Upea está adquirindo um equipamento de desenvolvimento do tipo PCI eXtensions for Instrumentation (PXI). Um curso de capacitação será realizado.

Trata-se de uma plataforma baseada em PC para sistemas de medição e automação que vem sendo bastante utilizada nas áreas militar, aeroespacial, automotiva e em outros segmentos industriais.

Dentre os tipos de testes que podem ser realizados com esta plataforma destacam-se: áudio e vídeo, eletrônica de consumo, hardware-in-the-loop, eletrônica militar, rádio frequência, comunicações e semicondutores.

"Estamos equipando o nosso instituto com o que há de melhor em termos de tecnologia de ponta para a indústria de teste, medição e controle", afirma Vicente de Paulo, diretor geral da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (Upea).

No laboratório LEBio do campus a aquisição do Sistema PXI foi motivada, inicialmente, por dois projetos. O primeiro trata da modelagem matemática (digital) de embarcações para a realização de testes em tempo real dos controladores de posicionamento dinâmico (DP) e de gerenciamento de energia (PMS) que controlam a embarcação. De acordo com Vicente, atualmente, apenas uma única empresa no mundo presta este tipo de serviço tecnológico e empresas brasileiras que constroem embarcações já estão demandando este serviço.

O segundo projeto consiste na modelagem de grupo motor-gerador para auxiliar no desenvolvimento e testes de controladores eletrônicos de velocidade, de carga, dentre outros, que serão desenvolvidos por alunos bolsistas da Unidade.

“Atualmente, os controladores utilizados pela indústria para este tipo de aplicação são importados. Pretende-se desenvolver tecnologia nacional como alternativa de menor custo e melhor suporte para o nosso mercado.  Ambos os projetos possuem em seu planejamento o estímulo à criação de empresas por nossos alunos (Spin-off) a serem estruturadas na Incubadora de empresa do IFF (TEC Campos)”, destacou Rodrigo Martins, coordenador do LEBio.

De acordo com Rodrigo, assim que os equipamentos forem entregues - o que deverá ocorrer nos próximos dias -, um curso de capacitação será agendado pela National Instruments para servidores e alunos do Instituto que se interessarem pela tecnologia.  Além disso, aqueles que desenvolverem pesquisas que demandem a modelagem de sistemas poderão utilizar a plataforma que estará operando no laboratório LEBio do campus.

"O aparelhamento do LEBio com um equipamento de ponta fortalece a proposta de implantação do Polo de Inovação do IFF no campus Rio Paraíba do Sul” finaliza Vicente.

A equipe do LEBio/Upea é formada pelos servidores Rodrigo Martins (coordenador), Luiz Fernando Rosa Mendes,  Eduardo Azevedo Cordeiro, Hiago Santos da Gama, Lucas Cordeiro Rangel, Marcos José Rangel Gonçalves Junior, Danilo Figueira Nunes e Guilherme Barcellos Marini.

(Publicada em 01/10/2013)