POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

UPEA compartilha experiência do Certific

por admin publicado 25/09/2012 16h24, última modificação 15/12/2017 16h14
Diretor da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental, Vicente de Paulo, participou do curso de Formação de Avaliadores da Rede Certific, no dia 20/09, em Brasília.

 Durante o curso, Vicente apresentou a experiência da instituição no Programa Certific/Pesca, detalhando as etapas realizadas do programa em 2010/2011 nas comunidades de Ponta Grossa dos Fidalgos (Lagoa Feia) e na Associação de Pescadores de Lagoa de Cima, em Campos dos Goytacazes. Essa etapa inicial do programa foi finalizada com 48 trabalhadores da pesca.

 Já neste ano de 2012, segundo o diretor da Unidade, a equipe da UPEA/IFF realiza o programa no município de São Francisco do Itabapoana, onde na praia de Guaxindiba, dos 33 inscritos, 11 já concluíram. No município ainda serão atendidas as localidades de Gargaú, Barra do Itabapoana e Lagoa Feia do Itabapoana.

 Vicente destaca que essa etapa do programa conta com a Unidade Móvel de Processamento de Pescado, um trailer com 12 metros dotado de equipamentos e estrutura para realização das atividades de forma adequada nas comunidades pesqueiras.

 “Outro importante benefício conquistado para os trabalhadores da pesca que concluem o processo de certificação é a possibilidade de acesso ao financiamento via Pronaf, fruto da parceria do IFF com o Banco do Brasil, no programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS)”, explica Vicente.

 Ainda por solicitação da Colônia de Pesca Z-19, no Farol de São Thomé, 22 trabalhadores da pesca também serão atendidos pelo Programa Certific Pesca por uma segunda equipe da UPEA/IFF.