POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

UPEA e ENELTEC aprovam projeto pela FAPERJ

por admin publicado 18/06/2012 17h10, última modificação 15/12/2017 16h14
UPEA/IFF em conjunto com a empresa de base tecnológica ENELTEC aprovam projeto de pesquisa financiado pela FAPERJ que beneficiará a população rural da região do NF.

De acordo com o diretor da UPEA/IFF Vicente de Paulo, o objetivo é realizar um projeto piloto com um pequeno produtor rural da região NF, que será selecionado durante o projeto, onde será instalado um biodigestor para a produção de biogás a partir dos resíduos de biomassa da sua produção e utilização deste gás em fogão como substituição ao GLP.

A introdução do biodigestor nas comunidades rurais no entorno da UPEA/IFF promove uma valorização do homem do campo, gerando renda, diminuindo o êxodo rural e promovendo o envolvimento maior das comunidades com as tecnologias desenvolvidas pelo laboratorio LEBio(*), localizado na UPEA/IFF.

Além disso, este projeto complementa as ações já realizadas pela UPEA/IFF junto às comunidades rurais no seu entorno, agregando valor aos produtos produzidos e reduzindo a utilização de insumos industrializados como fertilizantes e adubos químicos. A instalação de biodigestores está alinhada às práticas de sustentabilidade promovidas pelos Governos Mundiais que estão sendo debatidas no forum mundial Rio +20, promovido pela ONU, que ocorre neste mês de junho na cidade do Rio de Janeiro.

Parte da pesquisa será realizada no Laboratório LEBio da UPEA/IFF. Para o prof. Rodrigo Martins, coordenador do LEBio, além de levar para a sociedade o conhecimento produzido pela academia os projetos realizados pela UPEA/IFF criam um ambiente favorável para o desenvolvimento da capacidade de pesquisa dos alunos.

"A nossa região não tem uma cultura consolidada de pesquisa e desenvolvimento.  Precisamos estimular esta cultura em nossos alunos, pois temos enormes desafios a serem enfrentados, principalmente devido ao forte desenvolvimento econômico que estamos passando. As empresas que aqui estão se instalando precisam enxergar no IFF um parceiro, não só na área de ensino, mas também na área de pesquisa e extensão", complementa Martins.

A ENELTEC - Energia Elétrica e Tecnologia possui nove anos de atuação no mercado de energia, óleo e gás, sendo oriunda da incubadora de empresas da COPPE/UFRJ. Um dos sócios da empresa e coordenador do projeto, Fábio Domingues, diz que a parceria entre empresas de base tecnológica e institutos e centros de pesquisa é uma união fundamental para transformar o conhecimento em benefícios para a sociedade de forma sustentável, aumentando o desenvolvimento e a competitividade regional e melhorarando a qualidade de vida da população.

(*) O LEBio é o Laboratório de Energias Renováveis, Bio-combustíveis e Eficiência Energética da UPEA/IFF que possui a missão de desenvolver projetos de pesquisa e extensão que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Clique aqui para acessar o resultado do Edital da FAPERJ

(Texto enviado pela UPEA/IFF)