POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Upea inicia terceira turma do Mulheres Mil

por admin publicado 13/09/2013 12h42, última modificação 15/12/2017 16h12
A 3ª turma do programa Mulheres Mil no campus Rio Paraíba do Sul/Upea iniciou as atividades no dia 09 de setembro, com a participação da equipe gestora e autoridades de São João da Barra.

 Ao todo, 58 mulheres do município de São Joao da Barra-RJ irão participar do programa.  Para as moradoras de Barcelos, será oferecido o curso de Cozinha e as aulas acontecerão na Upea. Já as moradoras do Açu e Sabonete farão o curso de Corte, Costura e Artesanato, com aulas nas próprias localidades.

 Durante a aula inaugural realizada no dia 09 de setembro de 2013, as alunas receberam o material didático, conheceram as instalações da Upea e, em seguida, foi servido um lanche.

 No dia seguinte (10), elas participaram da primeira atividade intitulada “Mapa da Vida” e ministrada pelas psicólogas da Upea e do Cras de Barcelos, Quênia de Alleluia e Letícia de Azeredo. 

 "O objetivo foi fazer com que as alunas refletissem sobre suas histórias de vida no presente momento. Ao fim do curso, com esta mesma atividade, poderão perceber como suas vidas foram modificadas depois da participação e formação no Programa”, explicaram.

 O programa Mulheres Mil é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de São João da Barra e foi iniciado no 2º semestre de 2012 com a formação de mais de 30 alunas de Barcelos no curso de Cozinha. No 1º semestre de 2013, 25 mulheres do Açu receberam a mesma formação. No curso de Cabeleireira, participaram 25 alunas de Barcelos.

 “Atualmente essas alunas continuam o curso com uma especialização nesta área pela Prefeitura do Município”, complementou a coordenadora do programa no campus, Flaviane Ferreira.

 De acordo com Flaviane, a formação recebida pelo programa é apenas o início para outras oportunidades. “A oportunidade também de se envolverem de maneira rica e vasta em pequenos cursos e temas para aprimorarem seus aprendizados e se capacitarem de maneira humana, artística e intelectual”, finalizou.

 Participaram da aula inaugural a gestora Institucional do programa Mulheres Mil, Sandra Márcia Gonçalves de Souza; as coordenadoras do Cras das comunidades atendidas, Valéria de Souza, Marilena Cintra e Jaqueline Nicolino; o diretor geral do campus Rio Paraíba do Sul/Upea, Vicente de Paulo Santos de Oliveira;  a coordenadora do Mulheres Mil no campus, Flaviane Ferreira da Silva; e as psicólogas da Upea e do Cras de Barcelos, Quênia de Alleluia e Letícia de Azeredo.

 mulheres Mil Upea (corpo)

 

(Publicada em 13/09/2013)